Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugueses, «aproximem-se do mar»

Cavaco diz que o património marítimo não é suficientemente explorado

O Presidente da República, Cavaco Silva, chamou esta segunda-feira a atenção para a necessidade de aproximar os portugueses do mar e, segundo noticia a Lusa, defendeu que se deve passar da retórica para a acção nesta matéria.

«Temos a sensação de que o nosso património marítimo está muito insuficientemente explorado por parte dos portugueses», alertou Cavaco Silva, a bordo do navio hidrográfico «D. Carlos I», atracado no porto da Horta.

PUB

O Chefe de Estado falava após uma jornada do Roteiro da Ciência, dedicada às ciências e tecnologias do mar, que decorreu esta segunda-feira no âmbito da visita oficial que está a efectuar aos Açores.

Segundo disse, de alguma forma, os portugueses «até vivem alheados do mar», mas este é o «tempo certo para se chamar a atenção para as potencialidades» do país nesta área.

É necessário passar da «retórica da potencialidades e da aposta no mar para os planos de acção», disse o Presidente da República, ao lembrar que, dentro de dois dias, a Comissão Europeia vai apresentar a sua proposta de Política Marítima Europeia.

Além disso, dentro de 15 dias vai decorrer em Lisboa uma conferência dos ministros da União Europeia ligados a este sector para apreciar estas propostas apresentadas da Comissão, disse.

Cavaco Silva adiantou, ainda, que Portugal «está bem no domínio da investigação científica» neste sector específico, ao apontar o exemplo do departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores que hoje visitou, na cidade da Horta.

«Fiquei, de facto, impressionado, de forma muito positiva com o trabalho que os investigadores sedeados nesta universidade estão a fazer e com as redes internacionais em que se inserem», afirmou. Cavaco Silva destacou, também, o papel do Instituto Hidrográfico e do navio oceanográfico «Gago Coutinho», em que viajou hoje no canal entre as ilhas do Faial e Pico.

Nesta viagem, Cavaco Silva ouviu uma explicação sobre o projecto de extensão da Plataforma Continental, cuja candidatura Portugal terá de apresentar às Nações Unidas até Maio de 2009.

PUB

Últimas