Já fez LIKE no TVI Notícias?

Museu do Estado Novo «independente» de votações

Presidente da Câmara de Santa Comba Dão não quer entrar em polémicas

A vitória de Salazar no programa televisivo «Os Grandes Portugueses» foi hoje desvalorizada pelo presidente da Câmara de Santa Comba Dão, que considerou estar justificada a criação de um museu na terra natal do ditador «independentemente de qualquer concurso», informou a agência Lusa.

«O projecto (do museu) é muito objectivo e muito sério. É um projecto dos santacombadenses e, penso eu, até do país, independentemente de qualquer concurso sobre grandes portugueses», afirmou João Lourenço (PSD/CDS-PP), adiantando pormenores: «A partir de Maio daremos passos significativos. A autarquia tem avançado com toda a fundamentação e conceito do museu, através de contactos constantes com o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, para que a parte científica esteja sustentada».

PUB

«Temos feito um esforço muito grande para manter a calma, não a nossa, mas a dos santacombadenses", disse o autarca, lamentando que, há cerca de 15 dias, tenham surgido em Santa Comba cartazes onde era reproduzida a escritura da doação feita por Rui Salazar.

«A intenção foi menorizar o projecto e achincalhar a Câmara, retirando frases do seu enquadramento para que as pessoas fizessem outra interpretação», contou, garantindo que, no entanto, os munícipes não se têm deixado influenciar.

PUB

Últimas