Já fez LIKE no TVI Notícias?

"Há algum médico a bordo?", havia. E a seguir o médico pediu um smartwatch para ajudar uma mulher

Relacionados

Aconteceu durante um voo na Europa

Um médico britânico usou um Apple Watch emprestado para ajudar uma mulher de 70 anos que apresentava dificuldades a respirar durante um voo da Ryanair, entre Birmingham e Verona, a 9 de janeiro, conta a BBC.

Quando a tripulação perguntou se havia algum médico a bordo, Rashid Riaz, que trabalha no Hereford County Hospital, em Inglaterra, prontificou-se a ajudar a mulher.

PUB

Inicialmente a passageira não respondeu às perguntas de Riaz, mas este acabou por descobrir que esta tinha histórico de problemas cardíacos. O médico sabia que, à falta de equipamento médico adequado, a tecnologia usada pelo relógio da Apple podia ajudá-lo. Como não estava a usar o seu, pediu um emprestado a um comissário de bordo.

"O Apple Watch ajudou-me a descobrir que a paciente tinha baixa saturação de oxigénio", explicou o médico, que pediu um cilindro de oxigénio à tripulação. Isto permitiu que Rashid Riaz monitorizasse e mantivesse os níveis de saturação estáveis até que aterrassem em Itália, uma hora depois.

Apesar de a Apple avisar que a aplicação "oxigénio no sangue" serve apenas para dar ao utilizador uma "melhor perceção do seu estado de saúde e bem-estar" e não se destinar "a utilização médica", a verdade é que esta acabou por ser bastante útil para este médico.

Rashid Riaz elogiou a tripulação da Ryanair pela forma como lidou com esta emergência, mas aproveitou para deixar um apelo a todas as companhias aéreas: terem sempre a bordo kits médicos de emergência. Estes devem incluir instrumentos de medição de pressão arterial, diabetes e um monitor de saturação de oxigénio. "Essas coisas podem salvar a vida de alguém numa situação de emergência", explicou o médico.

Recentemente, a Apple, que disputa a patente de software desta aplicação de oxigénio no sangue com a empresa de tecnologia médica Masim, foi obrigada a parar as vendas do Apple Watches Série 9 e Ultra 2 nos EUA (no resto do mundo não). Posteriormente, a Apple retirou essa funcionalidade dos dispositivos por vender e em produção e pôde retomar as vendas.

PUB

Relacionados

Últimas