Já fez LIKE no TVI Notícias?

Moita Flores critica «espalhafato» da ASAE

Santarém: «Para ver chouriços não é preciso coletes à prova de bala»

O presidente da Câmara de Santarém acusou a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) de «exceder o que é a competência de uma polícia» e pediu mais discrição numa eventual nova visita ao Festival Nacional de Gastronomia, noticia a Lusa.

Francisco Moita Flores criticou a forma como a ASAE actuou durante a edição de 2006 do Festival Nacional de Gastronomia, pedindo que no certame que se inicia sábado e decorre até 04 de Novembro a fiscalização seja feita «antes» e que qualquer actuação durante o evento seja feita «de forma discreta».

PUB

«Para ver chouriços não é preciso ir de coletes à prova de bala», disse, criticando o «espalhafato patético e de circo» que no seu entender foi a actuação da ASAE o ano passado.

«Não vou aceitar mais insultos da ASAE para com o Festival de Gastronomia», disse, considerando «ridícula» a forma como os agentes desta instituição actuam junto de pessoas pacíficas, que acatam as ordens que lhes são dadas.

O presidente da Região de Turismo do Ribatejo e do Festival Nacional de Gastronomia, Carlos Abreu, disse segunda-feira em conferência de imprensa que, tal como sucedeu em 2006, a organização pediu uma visita prévia da ASAE para correcção de eventuais problemas.

Segundo disse, na visita realizada em Agosto de 2006, a ASAE fez uma série de recomendações em relação à cozinha, que foram corrigidas na medida do possível naquele ano, mas que estão agora integralmente cumpridas.

Por outro lado, a organização do festival contratou este ano uma empresa de controlo de segurança e higiene alimentar que vai acompanhar todo o evento e que está a promover acções de formação, nomeadamente às cerca de 120 pessoas que vão estar a trabalhar nas tasquinhas.

PUB

Carlos Abreu anunciou que o director da ASAE foi convidado e estará na abertura oficial do festival, no sábado.

O Festival Nacional de Gastronomia tem quinta-feira uma «pré-abertura», com um jantar de gastronomia romena, o país convidado para o certame, representado pela região de Dambovita, sendo sexta-feira dedicado à degustação de produtos regionais trazidos pelas diversas confrarias gastronómicas existentes no país.

A cozinha ribatejana fará as honras no dia da abertura oficial, sendo o almoço regional desse dia confeccionado por Nuno Mendes, eleito o chefe de cozinha de 2006.

PUB

Últimas