Já fez LIKE no TVI Notícias?

Novo medicamento contra cancro da mama

Fármaco tem em vista combater doença em estado avançado e pode reduzir ou impedir crescimento

Um novo medicamento para o cancro da mama em estado avançado, que pode reduzir ou impedir o seu crescimento, foi hoje aprovado nos Estados Unidos, mas na Europa não há data para comercialização, disse à Lusa fonte do Infarmed.

Num comunicado, a entidade reguladora dos medicamentos norte-americana, a FDA, indicou que o fármaco com a substância Ixabepilone, denominado Ixempra, chega ao mercado durante as próximas semanas.

PUB

Na Europa, o medicamento deve ser aprovado pela Agência Europeia, mas «ainda não há nenhuma referência relativa a este medicamento», disse Carlos Pires, do Infarmed, nem uma data previsível de comercialização.

O Ixempra pode ser administrado em casos de tumores em estado avançado e nos que não se revelem tratáveis com o medicamento Xeloda ou de outros medicamentos contra o cancro como antraciclinas.

Segundo estudos, o medicamento administrado com Xeloda em provas clínicas reduziu ou impediu o crescimento dos tumores durante uma média de 5,8 meses, enquanto que com pacientes que receberam apenas Xeloda aconteceu durante 4,2 meses.

Nos Estados Unidos, o cancro da mama é o mais detectado e, segundo a Sociedade do Cancro, 178.480 mulheres vão sofrer deste flagelo este ano.

Em Portugal existem 13 novos casos de cancro da mama por dia, dos quais quatro mulheres acabam por morrer.

PUB

Últimas