Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sócrates: Portugal gastou pela 1ª vez mais de 1% do PIB em investigação

Relacionados

Resposta à actual crise internacional «é o objectivo imediato»

O primeiro-ministro afirmou esta quarta-feira que Portugal gastou 1,18 por cento do seu Produto Interno Bruto (PIB) em ciência e que o sector privado ultrapassou pela primeira vez o Estado no nível global de investimentos nesta área, diz a agência «Lusa».

Os dados foram avançados por José Sócrates, durante a cerimónia de abertura da primeira edição do programa «The Lisbon MBA», que juntará as universidades Católica e Nova de Lisboa, em parceria com os norte-americanos do MIT.

PUB

Numa sessão em que também estiveram presentes o ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago, e o presidente da Câmara de Lisboa, o primeiro-ministro referiu que a resposta à actual crise internacional «é o objectivo imediato» do seu Governo.

No entanto, «Portugal não pode deixar de ter uma visão de médio prazo e não pode desviar do caminho da modernização», contrapôs.

De acordo com Sócrates, em consequência das políticas de investimento realizadas ao longo dos últimos três anos, «Portugal gastou em 2008 1,18 por cento do seu PIB em investigação e desenvolvimento».

«Portugal tem cinco investigadores por cada mil habitantes, o que o aproxima da média europeia de 5,5. Formam-se agora no país 1500 doutorados por ano e são apoiados anualmente dois mil candidatos a doutores e bolseiros. Estes resultados devem-se a uma política de aposta persistente na ciência», adiantou.

PUB

Relacionados

Últimas