Já fez LIKE no TVI Notícias?

Médicos assegurados por empresa privada

Ferreira do Alentejo: medida visa dar resposta à falta clínicos

O Centro de Saúde de Ferreira do Alentejo (Beja) vai recorrer a uma empresa privada para contratar médicos externos para assegurar os cuidados clínicos à população, a partir de segunda-feira e até final do mês, noticia a Lusa.

O director de serviços da Sub-região de Saúde de Beja, Horácio Feiteiro, adiantou esta quinta-feira que a empresa privada vai «garantir a presença de um médico externo por dia para assegurar o funcionamento normal do Serviço de Atendimento Complementar (SAC)», responsável pelas urgências.

PUB

A solução adoptada para «colmatar a falta de médicos, agudizada em período de férias», explicou, vai permitir «evitar o fecho parcial do SAC durante este mês», que chegou a ser admitido pela Sub-região de Saúde de Beja.

Desta forma, afirmou, os quatro clínicos do quadro do Centro de Saúde, que normalmente asseguram o SAC, «vão ficar disponíveis para dar consultas nos postos médicos das aldeias», que desde 16 de Julho estão sem cuidados médicos e apenas prestam cuidados de enfermagem.

É uma «solução provisória»

Paulo Conde, da Comissão de Utentes do Centro de Saúde de Ferreira do Alentejo, mostrou-se satisfeito com o «regresso» dos cuidados médicos às aldeias e com a possibilidade de ser evitado do fecho parcial do SAC, apesar de contestar a solução adoptada.

«Trata-se de uma solução provisória, que não vai resolver o problema da falta de médicos no Centro de Saúde de Ferreira do Alentejo, durante todo o ano», disse.

No entanto, Paulo Conde disse estar «convicto» de que a solução «é fruto das várias acções de luta dos utentes do Centro de Saúde e da população, para reivindicar mais e melhores serviços de saúde no concelho».

Entre as várias acções, a Comissão de Utentes realizou uma vigília de protesto que juntou, a 30 de Maio, cerca de 80 manifestantes frente ao Centro de Saúde de Ferreira do Alentejo contra o eventual fecho das urgências e dos postos médicos das aldeias.

PUB

Últimas