Já fez LIKE no TVI Notícias?

Governo vai baixar comparticipação dos fármacos de 100 para 95%

Relacionados

O Governo está a preparar-se para rever a totalidade da comparticipação do Estado nos medicamentos. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Francisco Ramos, essa medida será implementada, «provavelmente reduzindo para 95%».

No entanto o mesmo fez questão de acrescentar que se irá tentar encontrar «formas de garantir apoio para os casos sociais em que esta redução da comparticipação tenha impactos fortes».

Além disso, o secretário de Estado acrescentou, na conferência de imprensa do Conselho de Ministros, que nesse sentido, o Governo tem ainda como preocupação «encontrar mecanismos mais rigorosos na comparticipação acrescida de 15% nos medicamentos para os pensionistas com pensão inferior ao salário mínimo nacional».

PUB

Para tal, o secretário de Estado refere que «queremos exactamente criar as condições para manter esta comparticipação acrescida que é justa mas, a informação que temos é que mais de metade dos medicamentos comparticipados pelos SNS beneficiam desta comparticipação acrescida» o que o mesmo classifica como «um claríssimo sintoma de que há aqui uma situação de abuso e portanto é aqui também que queremos actuar», finalizou.

Na mesma conferência, também presente estava o Ministro das Finanças, Campos e Cunha que ressalvou a importância com a diminuição da despesa na área dos medicamentos, «que é uma área que nos preocupa bastante», em virtude de «os medicamentos nos hospitais, comparando o primeiro trimestre deste ano com o do ano passado, cresceram quase 20%», afirmou.

PUB

Relacionados

Últimas