Já fez LIKE no TVI Notícias?

Scottish&Newcastle aprova venda da empresa por 12,5 mil milhões

Relacionados

Decisão final será conhecida a 28 de Abril

Os accionistas do grupo Scottish&Newcastle (S&N), que detém a Central de Cervejas (dona da «Sagres), aprovaram o valor da venda da empresa ao consórcio formado pela Carlsberg (o segundo maior accionista da Unicer, que produz a «Super Bock») e pela Heineken.

O valor em causa é cerca de 12,5 mil milhões de euros (10 mil milhões de libras). A confirmação do «sim» à operação surge no site oficial da S&N, em que se lê também que a decisão foi conhecida no decorrer de uma reunião extraordinária em Edimburgo.

PUB

No entanto, o parecer precisa ainda da aprovação judicial que deverá ser conhecida a 28 de Abril.

Esta decisão implica que os negócios da S&N em Portugal, por questões concorrenciais, passem para a Heineken, bem como os do Unido, Irlanda, Finlândia, Bélgica e Índia. Por outro lado, os negócios da companhia em França, Grécia, Rússia, China e Vietname serão detidos pela Carlsberg.

Venda é motivo «de orgulho»

De acordo com o «chairman» da empresa, Brian Stewart, este é «um momento histórico para a Scottish&Newcastle» e considerou que, ao fim de 259 anos de história, a empresa «vive com orgulho» esta conjuntura.

«A S&N é, hoje, uma das seis maiores cervejeiras globais-a maior multinacional industrial escocesa(...) É pelo facto de termos alcançado esta posição tão forte a nível mundial que a companhia tem sido tão atractiva para outros», acrescentou o responsável.

Recorde-se que, em termos práticos, várias vozes do sector nacional sublinham que esta operação não comprometerá a concorrência entre a «Super Bock» e a «Sagres», dado que duas das cinco maiores companhias compram outra das cinco, mas asseguram a sua independência. O plano previsto, e agora reiterado, no que diz respeito à divisão de negócio entre a Heineken e a Carlsberg, assegura a divisão.

PUB

Relacionados

Últimas