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Serviço de saúde24 vai marcar consultas

Linha telefónica pretende alargar serviços. Desde Abril recebeu 100 mil chamadas

A linha telefónica Saúde24, que desde Abril recebeu mais de 100.000 contactos, planeia oferecer «dentro de meses» o serviço de marcação de consultas para o Serviço Nacional de Saúde, disse à Lusa o coordenador do serviço.

Em declarações à Agência Lusa, Sérgio Gomes precisou que o Saúde24 deverá ter o serviço de marcação de consultas o «mais breve possível, neste caso quer dizer dentro de vários meses» devido à necessidade de um sistema informático eficaz e ágil.

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«Mas primeiro queremos estabilizar o serviço Saúde24, ganhar a satisfação dos cidadãos e ser orientador para os profissionais na sua prestação de cuidados de saúde», resumiu.

Actualmente, quando telefona para a linha Saúde24 o utente pode ver esclarecidas as suas dúvidas em relação a sintomas e receber informações gerais sobre saúde pública ou saber qual o centro de saúde mais próximo mas não pode ainda marcar consultas.

Desde o dia 25 de Abril os serviços da Saúde24 contabilizaram mais de 100.000 contactos para o número telefónico 808 24 24 24, dos quais 89 por cento reportam-se a questões clínicas.

Entre estas a maioria diz respeito a sintomas detectados em crianças.

As principais queixas dos utentes dizem respeito a dores abdominais e de garganta, febres, problemas cutâneos, diarreia e vómitos.

Em termos geográficos, o maior número de contactos é proveniente das grandes cidades, com destaque para Lisboa. Metade das chamadas (50 por cento) é feita através de telemóveis.

Em 16 por cento dos casos reportados os profissionais da linha Saúde24 indicaram a necessidade de cuidados em casa e perto de 17 por cento referenciaram para urgências hospitalares, o que para o coordenador ilustra o cumprimento de objectivos que passam por «encontrar a melhor solução para cada caso e melhorar a acessibilidade aos cuidados de saúde».

Segundo informação do serviço, a «satisfação demonstrada por um número crescente de utentes, a articulação eficiente com o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) tem-se verificado uma tendência significativa de fidelização dos utentes».

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