Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gás: 2010 arranca mas consumidores continuam sem opções

Relacionados

Ofertas não deverão surgir, pelo menos, até Março

Boas intenções há muitas, mas os consumidores ainda não podem escolher outro comercializador de gás. É que o dia 1 de Janeiro de 2010 deveria finalmente marcar o último passo para a livre comercialização deste serviço. No entanto, nenhuma das empresas já autorizadas para vender no mercado liberalizado (Mibgás) avançou com uma proposta. Aliás, dificilmente antes de Março haverá novidades, soube a Agência Financeira junto de fontes do sector.

Assim, a incumbente Galp e ainda a EDP ¿ que têm várias concessionárias espalhadas pelo país ¿ são, para já, a única escolha para os consumidores domésticos.

PUB

O que já se sabe são os operadores interessados: EDP (comercialização livre), Endesa, Iberdrola e Gas Natural/Unión Fenosa. Actualmente, algumas destas empresas já vendem gás no mercado livre, mas apenas para grandes consumidores, ou seja, para a indústria.

Além disso, operadores como a EDP e a Galp, que fornecem tanto gás como electricidade, pretendem lançar uma factura dual, permitindo assim um desconto aos consumidores que escolham a mesma empresa para ambos os serviços.

«Temos a intenção de avançar com oferta dual no mercado português a partir do início do ano, ainda sem data exacta. Com isto a EDP posicionar-se-á como concorrente do incumbente», referiu fonte oficial da empresa à AF.

PUB

Relacionados

Últimas