Já fez LIKE no TVI Notícias?

Milho: activistas contentes com reacções a acção

Um campo deste cereal transgénico foi parcialmente destruído em Silves

O movimento «Verde Eufémia» manifestou hoje o seu contentamento pelas reacções políticas que conseguiu desencadear com a acção que levou a cabo sexta-feira em Silves, onde destruiu parcialmente um campo de milho transgénico, noticia a Lusa.

Em comunicado, o movimento diz que o ministro da Agricultura, Jaime Silva, não se mostrou disponível para iniciar um debate «verdadeiro» e «participativo» sobre os Organismos Geneticamente Modificados (OGM), acusando-o de assumir uma posição «pró-OGM» completamente «desequilibrada».

PUB

Segundo os activistas, a posição de Jaime Silva vai de encontro à do ministro da Administração Interna, Rui Pereira, que, dizem, pretende criminalizar um grupo cujo único objectivo é lançar o debate sobre os transgénicos.

«Como pode um ministro da Agricultura afirmar flagrantemente "não existe problema, está comprovado cientificamente"?», questiona o movimento, acrescentando que o governante «não tem o direito de assumir o seu ponto de vista como sendo a verdade».

No mesmo comunicado, o «Verde Eufémia» diz que seria bom perceber «quais os interesses que estão a ser servidos» pelo ministro, questionando se Jaime Silva estará a proteger os cidadãos ou a servir os interesses do «lobby» da indústria da agro-biotecnologia.

Segundo o grupo, também o Ministério da Administração Interna tem evitado o debate sobre a questão dos transgénicos, focando o seu discurso na criminalização da acção.

«Rui Pereira categoriza a acção como "eco-terrorismo soft", mas o único fundamentalista que poderá ser identificado no debate será o seu colega Jaime Silva», lê-se no comunicado do movimento, que sublinha que os seus interesses passam por fomentar a discussão em torno dos transgénicos.

«Seria muito simples sermos rotulados de terroristas», diz o comunicado, acrescentando que «infelizmente esta acção é o que é necessário para despoletar uma discussão sobre os riscos ambientais, sociais e de saúde trazidos pelos transgénicos».

PUB

Últimas