Já fez LIKE no TVI Notícias?

Saúde: excedentários vão ter novas funções

Secretária de Estado diz que será possível reconverter os funcionários dos serviços extintos para novas funções no Ministério e no Serviço Nacional de Saúde

A secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Carmen Pignatelli, afirmou-se esta quarta-feira convencida de que será possível reconverter os funcionários dos serviços extintos para novas funções no Ministério e no Serviço Nacional de Saúde (SNS), escreve a Lusa.

«Estou certa de que vamos dar novas funções às pessoas dos serviços extintos», afirmou Carmen Pignatelli numa entrevista publicada pelo Jornal de Negócios (JN).

PUB

Segundo a secretária de Estado, «há tantas necessidades no Ministério e nas instituições do SNS que há imensas possibilidades de, com ou sem formação de reconversão, conseguir atribuir novas funções às pessoas dos serviços extintos».

Carmen Pignatelli promete ainda utilizar todos os mecanismos previstos na lei da mobilidade para distribuir as pessoas de forma a «dotar os serviços do pessoal que necessitam», sem descurar o facto de que os eventuais excedentários «são pessoas com família e vida organizada».

Na entrevista, a responsável revela ainda que no próximo ano deverão entrar para o Ministério da Saúde 1.100 pessoas ao abrigo da regra «uma entrada por cada duas saídas».

Algumas destas pessoas irão, segundo Carmen Pignatelli, reforçar o quadro de inspectores da futura Inspecção-Geral das Actividades de Saúde que, no âmbito do Programa da Reforma da Administração Central do Estado (PRACE), irá substituir a Inspecção-Geral de Saúde.

«Tenho a certeza que entre estes 1.100 conseguimos reforçar o corpo inspectivo», disse, adiantando que falta ainda no Ministério pessoal de informática .

A secretária de Estado mostrou-se ainda convicta que o Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) disponibilizará dinheiro para a construção de novos hospitais distritais e para grandes remodelações de unidades distritais e centrais.

PUB

Últimas