Já fez LIKE no TVI Notícias?

TAP investigada em Espanha por aterragem com combustível no limite

Companhia aérea garante que "em momento nenhum esteve em causa a segurança da operação". Pilotos portugueses acusam controlo aéreo de falhar "por sistema"

A TAP está a ser investigada em Espanha por ter pedido prioridade na aterragem em Santiago de Compostela por emergência de combustível, num voo Funchal-Porto, mas a companhia garante que nunca esteve em causa a segurança da operação.

De acordo com a Comisión de Investigación de Accidentes e Incidentes de Aviación Civil (Comissão de Investigação de Acidentes e Incidentes de Aviação Civil), "uma vez em contacto com aproximação a Santiago [de Compostela] a tripulação declarou 'mayday' por emergência de combustível, uma vez que a estimativa de gestão de combustível indicava que iam aterrar com uma quantidade abaixo dos 989 quilogramas estabelecidos no plano de voo operacional como reserva final".

PUB

Fonte oficial da TAP garantiu à Lusa que, naquele voo em 10 de outubro, "foram cumpridos todos os protocolos" e que "em momento nenhum esteve em causa a segurança da operação".

O avião da companhia aérea Lamia que se despenhou em Cerro El Gordo (Monte O Gordo), na Colômbia, estava a voar no limite do combustível, já que não tinha feito a escala prevista para reabastecimento. O aparelho tinha saído de Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, com destino ao aeroporto internacional José María Cordova, em Ríonegro, que serve a cidade colombiana de Medellín.

Tinha 77 pessoas a bordo, incluindo jogadores e equipa técnica do clube brasileiro Chapecoense, que iria disputar a final da Taça Sul-Americana frente ao Atlético Nacional, em Medellín, e 22 jornalistas. Morreram 71 pessoas.

PUB

"A TAP fez tudo bem feito"

Em comentário ao caso ocorrido com um avião português, a Associação de Pilotos Portugueses de Linha Aérea afirmou que "a TAP fez tudo bem feito" nesse voo Funchal-Porto, ao pedir prioridade na aterragem por emergência de combustível.

Para os pilotos, haverá antes falha dos serviços de controlo do tráfego aéreo.

Neste caso da TAP, foi tudo bem feito. A única coisa que falha é nos serviços de controlo do tráfego aéreo", afirmou o presidente da associação, Miguel Silveira, à Agência Lusa, alertando que "esta falha acontece por sistema".

PUB

Últimas