Já fez LIKE no TVI Notícias?

Legionella: número de infetados sobe para 64

Relacionados

Sete doentes estão em estado grave, confirma a Direção Geral de Saúde

Na sexta-feira deram entrada no Hospital de Vila Franca de Xira 27 pessoas com queixas do foro respiratório, tendo mais tarde aquela unidade hospitalar confirmado tratar-se de infetados com a bactéria legionella.

Pelo menos 64 pessoas estão infetadas com a bactéria legionella, adiantou à TVI24, fonte da Direção Geral de Saúde.  Dos doentes infetados, sete estão em estado grave, internados na Unidade de Cuidados Intensivos, de Vila Franca de Xira.

Segundo a mesma fonte, 51 dos infetados estão internados em Vila Franca de Xira, 12 em hospitais públicos de Lisboa e um num hospital privado.

A Direção Geral de Saúde não descarta a possibilidade de surgirem mais casos nas próximas horas ou dias, uma vez que o período de incubação da bactéria varia entre oito e dez dias.

PUB

Na madrugada de hoje, uma fonte oficial da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo tinha referido que o número de pessoas infetadas com a bactéria legionella tinha subido para 33 e que todos os casos eram oriundos da região de Vila Franca de Xira. 

«São todos oriundos da região de Vila Franca de Xira«, sublinhou a mesma fonte, acrescentando que continua «sob investigação» o que esteve na origem da infeção. 

Em declarações à Lusa, o diretor-Geral de Saúde, Francisco George, disse que, «ao que tudo indica», os casos de infeção por legionella circunscrevem-se ao concelho de Vila Franca de Xira. 

Das 27 pessoas internadas em Vila Franca de Xira, sete estavam nos Cuidados Intensivos e Intermédios, sendo que uma destas estava «ventilada». «É o que está pior», referiu fonte oficial do Hospital Reynaldo dos Santos. 

A bactéria legionella é responsável pela Doença dos Legionários, uma pneumonia grave, cuja infeção se transmite por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada.

PUB

Relacionados

Últimas