Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sindicato denuncia despedimentos em cantinas escolares de Santo Tirso

Sindicato de Hotelaria do Norte afirma que os trabalhadores tinham sido assegurado de que os contratos seriam para todo o ano letivo

O Sindicato de Hotelaria do Norte denunciou esta sexta-feira que mais de 30 trabalhadores das cantinas das escolas do 1.º Ciclo de Santo Tirso receberam cartas de despedimento da empresa ICA, a quem acusa de ter enganado os funcionários.

Em comunicado, o sindicato acrescentou que “já tinha denunciado a situação ilegal dos contratos” à “empresa, Câmara de Santo Tirso e Autoridade para as Condições de Trabalho”, e que estas “nada fizeram”, constatando que as “preocupações” e as “denúncias foram agora confirmadas”.

PUB

Os trabalhadores foram enganados pela empresa, pois tinha-lhes sido assegurado que o contrato seria para todo o ano letivo”, reitera o sindicato, enfatizando que os trabalhadores despedidos “vão ser penalizados no seu rendimento” além de que “desconhecem” quando “vão retomar a atividade profissional”.

Dando conta de um “pedido de reunião urgente enviado à Câmara de Santo Tirso” em que “pediu a presença da empresa”, o sindicato recordou que “há muitos anos que, por força da luta dos trabalhadores e da ação do sindicato”, que os contratos “eram feitos para durar o ano letivo”.

A nota de imprensa acrescenta ter sido convocada uma reunião de trabalhadores para dia 16 de dezembro para decidir outras medidas a tomar.

A Lusa tentou obter uma reação da empresa, mas até ao momento não foi possível, enquanto a câmara alegou não estar a par da situação, optando por não reagir.

PUB

Últimas