Já fez LIKE no TVI Notícias?

Coimbra: acidente com autocarro faz 44 feridos

Relacionados

Um dos veículos estaria parado quando foi abalroado pela outra viatura de transporte de passageiros

[ACTUALIZADO ÀS 19H35]

O acidente que envolveu dois autocarros esta manhã, em Coimbra, provocou 51 feridos, todos com queixas ligeiras, segundo disse o coordenador do CODU - Centro de Orientação de Doentes Urgentes no local, Henrique Palma, ao PortugalDiário.

PUB

«Existem casos de ansiedade. As queixas são sobretudo dores musculares no pescoço e nos joelhos», disse o médico.

Depois de assistidos no local, 36 dos feridos foram transportados para as urgências dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) e outras 16 para a Urgência do Hospital dos Covões.

Uma criança de 12 anos, um rapaz, seguiu para o Hospital Pediátrico, mas já teve alta.

Henrique Palma refere que algumas pessoas dos autocarros envolvidos não tiveram qualquer queixa.

No socorro aos feridos estiveram envolvidos elementos de sete corporações de bombeiros, Cruz Vermelha e Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), num total de 34 homens, apoiados por 22 ambulâncias e duas viatura médica.

A maioria dos feridos teve alta hospitalar e apenas uma mulher vai ficar internada nos Hospitais da Universidade de Coimbra. 30 já tiveram alta e cinco vão sair até ao fim do dia, ficando unicamente em observações uma mulher com suspeitas de traumatismo cervical.

PUB

Estrada cortada

O acidente, que provocou o corte de estrada entre Antuzede e Adémia, verificou-se quando um autocarro embateu noutro que estava parado a recolher passageiros.

A Brigada de Trânsito de Coimbra informou que o acidente ocorreu na Estrada Nacional 111-1, estando o trânsito a ser desviado para a Estrada Nacional 111, que liga a Figueira da Foz a Coimbra.

Empresa reconhece responsabilidade

O administrador de uma das transportadoras que teve um autocarro envolvido no acidente que esta manhã provocou 42 feridos nos arredores de Coimbra assumiu, no local, «toda a responsabilidade» da empresa na ocorrência.

«Já contactámos a nossa seguradora para accionar todos os meios necessários para assegurar toda a responsabilidade no acidente», disse aos jornalistas no local da colisão Ricardo Afonso, administrador da empresa Joalto na Zona Centro.

O autocarro da Joalto chocou cerca das 8h20 contra outro veículo da empresa Moisés, que se encontrava parado a recolher passageiros na estrada que liga Adémia a Antuzede.

PUB

Segundo o administrador, o motorista do pesado da Joalto terá sido encadeado pelo sol quando embateu contra o autocarro da Moisés.

«Disse-me que o sol estava bastante baixo e o encandeou e que estava a puxar a cortina quando embateu», disse Ricardo Afonso, relatando uma conversa com o motorista.

De acordo com o administrador da Joalto, o condutor é um profissional experiente e «com bastantes anos na casa».

«Não tenho conhecimento de que tenha tido algum acidente anteriormente», disse Ricardo Afonso a alguns jornalistas no local do acidente, em Antuzede, a norte da cidade de Coimbra.

Cidália Duarte, passageira do autocarro da Joalto, ralatou a mesma versão do encadeamento com a luz solar e disse que o motorista «não seguia com velocidade».

«[O motorista] Traz-nos todos os dias. Apercebi-me da iminência do embate. Segurei-me com força ao banco», contou esta passageira.

Por seu turno, outra passageira do autocarro da empresa Moisés, apenas relatou à Agência Lusa que quando se deu o embate foi projectada «para a frente e depois para trás, com violência».

No local, cerca das 10:30, o trânsito continuava cortado para as operações de remoção dos veículos.

PUB

Relacionados

Últimas