Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ébola: Portugal envia duas ambulâncias para a Guiné-Conacri

Relacionados

Revelou o Estado-Maior-General das Forças Armadas

Portugal vai enviar duas ambulâncias para a Guiné-Conacri no «apoio ao combate ao vírus do ébola», revelou esta terça-feira o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).

Na página do EMGFA é revelado que no quadro da participação da aeronave C-130 na missão no Mali será realizada esta quinta-feira «uma missão de ajuda humanitária para a Guiné-Conacri, efetuando o transporte de equipamento destinado ao apoio no combate ao vírus do ébola».

PUB

Fonte da Força Aérea revelou à agência Lusa que serão transportadas duas ambulâncias para o país.

A febre hemorrágica Ébola já causou 2.917 mortos na África Ocidental, em 6.263 casos, segundo o último balanço da Organização Mundial de Saúde (OMS), com dados que se reportam a domingo, dia 21 de setembro.

Os três países mais afetados pela epidemia, a mais grave desde que o vírus foi identificado, em 1976, e que ressurgiu na Guiné-Conacri, no final de dezembro do ano passado, são a Libéria, a Guiné-Conacri e a Serra Leoa.

Desde então e até ao último domingo, registaram-se 2.917 mortos na Libéria, em 6.263 casos.

Na Guiné-Conacri, o vírus Ébola causou 635 mortos em 1.022 casos e na Serra Leoa morreram 597 pessoas das 1.940 infetadas.

A infeção ocorre por contacto direto com fluidos corporais, sangue, líquidos biológicos ou secreções e o período de incubação dura de dois a 21 dias. Nesta fase a doença não é contagiosa, apenas a partir do momento em que os sintomas se manifestam é que pode ser transmitida.

A doença atinge uma taxa de mortalidade de cerca de 70%, segundo um estudo divulgado hoje pela OMS.

PUB

Relacionados

Últimas