Já fez LIKE no TVI Notícias?

Vasco Lourenço critica promoção de Jaime Neves

Relacionados

Coronel esteve quase para não ir às comemorações do 25 de Abril

O coronel Vasco Lourenço afirmou, esta quinta-feira, que a promoção de Jaime Neves a major-general o fez ponderar «não comparecer nas comemorações» do 25 de Abril, diz a Lusa.

Quase no final da apresentação do livro «Vasco Lourenço - do interior da Revolução», lançado esta quinta-feira na Associação 25 de Abril, o militar e capitão de Abril voltou a tecer críticas à promoção do coronel Jaime Neves.

PUB

«Ponderámos não comparecer nas comemorações do 25 de Abril, só não o fazemos pelo respeito que temos à Assembleia da República e aos deputados, que são os representantes máximos da democracia», afirmou.

Vasco Lourenço revelou que alguns «problemas de consciência» o estavam a fazer retardar a publicação da obra, mas que tal acabou quando teve conhecimento da promoção do outro militar.

«A atitude de promover o Jaime Neves nas condições em que o fizeram deu-me uma paz de espírito extraordinariamente grande. Os dois responsáveis por esta promoção tiraram-me todos os problemas de consciência», afirmou, sem no entanto especificar a quem se referia.

O presidente da Associação 25 de Abril acrescentou: «A promoção teve este aspecto positivo, desculpei-me lá com aqueles que como eu não concordam nada com a promoção do Jaime Neves.»

«Não pretendi atacar ninguém mas se o fiz, paciência», declarou, acrescentando, sem citar nomes. que alguns militares «quiseram a medalha de ouro quando têm direito à medalha de bronze».

Vasco Lourenço considerou ainda que a promoção de Otelo Saraiva de Carvalho a coronel «já devia ter sido promulgada há mais tempo».

«O Otelo está a ver reconstituída a carreira no âmbito de uma lei que foi aprovada já em 1999 para reconstituir a carreira aos militares que se envolveram no 25 de Abril e eu saliento, que se envolveram ou pró ou contra, e que viram a sua carreira prejudicada por isso. Portanto nada mais natural», afirmou.

PUB

Relacionados

Últimas