Já fez LIKE no TVI Notícias?

Viseu: médicos só saem com substitutos

Relacionados

Abaixo-assinado permitiu preencher mais uma vaga em Penalva do Castelo

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Saúde do Distrito de Viseu anunciou esta segunda-feira ter a garantia da Sub-Região de Saúde de Viseu, de que nenhum médico deixará o Centro de Saúde de Penalva do Castelo sem substituto, informa a agência Lusa.

No final de Janeiro, a comissão alertara para a «grave situação» em que se encontrava o centro de saúde, que serve mais de nove mil habitantes, devido à falta de médicos.

PUB

No entanto, na sequência de um abaixo-assinado subscrito por 2.688 pessoas, os responsáveis do movimento reuniram-se com o coordenador da sub-região de Saúde de Viseu, José Carlos Almeida.

«Havia duas vagas para médicos, uma foi preenchida e outra não», explicou à Lusa António Vilarigues, acrescentando que a justificação dada foi a falta de médicos que assola o país e, concretamente, outros concelhos do distrito de Viseu em pior situação.

Desta forma, o centro de saúde fica com cinco médicos (o quadro é de seis clínicos), com uma média de mil e 800 utentes para casa um, o que António Vilarigues considera ser «do mal o menos, porque qualquer falta de um deles, por doença ou acidente, será imediatamente sentida».

Este membro da Comissão de Utentes considera que «o essencial do abaixo-assinado foi conseguido», ao ter obtido a promessa de que «nenhum médico seria autorizado a sair, a menos que estivesse garantida a sua substituição».

Por outro lado, «houve ainda a garantia que se vai manter o horário das urgências, até às 20h», acrescentou.

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Saúde do Distrito de Viseu recebeu também a indicação de que «o processo relativo ao novo centro de Saúde estaria em marcha», estando o início das obras previsto para ainda este mês.

PUB

Relacionados

Últimas