Já fez LIKE no TVI Notícias?

Antibióticos a mais, saúde a menos

Este Inverno, não esquecer esta mensagem importante. Por isso, está na rua uma campanha que alerta para os perigos do antibiótico

A recomendação não é nova, mas tende a ser esquecida quando a gripe ataca. E assim, multiplicam-se os casos de uso e abuso de antibióticos sem prescrição médica. Assim, nunca é demais lembrar que «antibióticos a mais, saúde a menos».

A campanha «Antibióticos a mais, saúde a menos» pretende promover uma utilização consciente e esclarecida do antibiótico. Francisco George, director-geral de Saúde, lembra que «uma utilização errada do antibiótico é prejudicial, uma vez favorece o fenómeno de resistência das bactérias».

PUB

Ter em atenção: estima-se que haja na Europa mais de 25 mil mortes por ano causadas por microrganismos resistentes.

«É importante para disciplinar a utilização de antibióticos, que devem ser exclusivamente indicados para determinadas infecções bacterianas e não, como muitas vezes acontece, para infecções de origem viral, onde os antibióticos não têm qualquer tipo de acção», reforça George.

A importância de tomar correctamente o antibiótico, apenas para combater infecções bacterianas e evitando a automedicação, é o principal alerta desta campanha lançada esta quarta-feira pela direcção-geral da Saúde e o Grupo de Infecção e Sepsis.

A campanha vai ter escala nacional e prolongar-se até Fevereiro.

PUB

Últimas