Já fez LIKE no TVI Notícias?

Lisboa: membro da ETA detido quando ia fugir

Relacionados

Etarra estava fugido desde que foi encontrada a base de Óbidos

ACTUALIZADA ÀS 1h20

Um dos dois membros da ETA que estavam fugidos desde que foram encontrados explosivos numa vivenda em Óbidos foi detido esta quinta-feira, no aeroporto de Lisboa, noticia a TVI.

PUB

Andoni Zengotitabengoa tinha um passaporte falso e tentava embarcar para Caracas, Venezuela.

Recorde-se que no início de Fevereiro foi encontrada meia tonelada de explosivos numa casa, que as autoridades acreditam ser uma base da ETA em Portugal.

Na altura, foram identificados dois etarras, já julgados e condenados em Espanha. Um deles foi detido esta quinta-feira quando tentava fugir para a Venezuela.

Uma tentativa de fuga que pode dar razão às acusações vindas de um juiz espanhol, que afirmou que Hugo Chávez apoia a ETA.

Andoni Zengotitabengoa foi identificado por uma câmara de um supermercado de Óbidos enquanto fazia compras.

Por encontrar continua ainda o outro etarra fugido, Oeir Gómez Mielgo, de 27 anos.

Os dois suspeitos, que se pensava terem já fugido de Portugal, terão abandonado à pressa a casa de Óbidos. Ambos tinham pendentes, desde 2006, mandados de captura das autoridades espanholas, tendo Zengotitabengoa estado quatro meses detido antes de sair em liberdade condicional.

PUB

O presumível etarra foi condenado à revelia a uma pena de 13 anos de cadeia pela sua participação em vários actos de violência de rua (kale borroka) cometidos em 2000.

Imprensa espanhola destaca notícia

Em Fevereiro último, o secretário geral do Sistema de Segurança Interna português, Mário Mendes, disse aos jornalistas que na casa de Óbidos apenas foram encontradas impressões digitais dos dois suspeitos.

Na altura, o responsável português precisou que não havia indicações sobre a forma como os dois fugiram e se houve ou não colaboração de outros elementos da ETA que os possam ter recolhido de carro.

A previsão é de que «muito provavelmente» já não estão em território português, disse na altura.

A imprensa espanhola está já a dar grande destaque a esta notícia. O El País titula: «Detido no aeroporto de Lisboa o etarra Andoni Zengotitabengoa.» Já o El Mundo escreve: «Detido em Lisboa o etarra Andoni Zengotitabengoa quando fugia para a Venezuela.»

PUB

Relacionados

Últimas