Já fez LIKE no TVI Notícias?

OTA afasta turistas de Lisboa

Quebra nas visitas pode ser superior a 45 milhões de euros

Uma nova análise sobre o impacto da deslocalização do aeroporto para a Ota revela que Lisboa perde cerca de 15,6 por cento de turistas.

O estudo foi executado em Dezembro de 2005, a pedido da Associação de Turismo de Lisboa (ATL) e realizado pela empresa DOMP. São valores actuais, que divergem dos apresentados pela NAER, com base no relatório da Roland Berger, de 2000.

PUB

As receitas ganhas por Lisboa com o turismo são, segundo explicou ao PortugalDiário fonte do Observatório de Turismo de Lisboa, «muito difíceis de contabilizar. O ideal seria conhecer o valor gasto por cada turista na capital, mas isso é muito complicado». Todavia é possível determinar as receitas da hotelaria na cidade e, por ano, os alojamentos rendem perto de 300 milhões de euros.

Se a este valor retirarmos menos 15,6 por cento, (a percentagem de turistas que deixaria de vir a Lisboa com a mudança do aeroporto para a Ota), encontramos um prejuízo superior a 45 milhões de euros. Considerando que, apenas se contabilizam as receitas das dormidas, faltando áreas importantes como a da restauração, «o prejuízo será sem dúvida maior», explica a mesma fonte.

Aos turistas foi pedido que ponderassem sobre a viagem que estavam a efectuar a Lisboa e foram questionados: «caso o aeroporto se situasse a 53 km da cidade teria realizado esta viagem?». 5,6 por cento dos inquiridos respondeu «certamente não» e 12,2 por cento respondeu «provavelmente não».

PUB

Outra pergunta colocada foi: «tendo em conta que o novo aeroporto internacional de Lisboa vai situar-se a 53 km da cidade, qual a possibilidade de a excluir dos seus futuros destinos de viagem?». 3,5 por cento dos turistas garantiram que «certamente excluirei» e 12,1 disse «provavelmente excluirei». Ou seja, na hipótese do aeroporto ficar na Ota temos, no total, 15,5 por cento de «desistências».

Além destas duas questões os turistas ainda foram confrontados com os custos de uma viagem entre o novo aeroporto internacional de Lisboa, na Ota, e o centro da cidade. Perante a distância de 53 km e uma despesa de 20,58 euros na viagem, 29,6 por cento dos turistas excluiriam Lisboa dos seus destinos.

O novo estudo que foi divulgado, na edição de Janeiro de 2006, da revista Turismo de Lisboa, apresenta valores bastante mais significativos dos existentes até agora. O último documento divulgado pelo site da NAER, da autoria da Roland Berger, data de 2000. E segundo a NAER e os responsáveis pelo estudo a percentagem de «desistências» ficava nos 2,5 por cento. Um valor assumido após a publicação do referido estudo num jornal semanário nacional, O Independente.

PUB

Últimas