Já fez LIKE no TVI Notícias?

Nuvem abranda, mas Portugal ainda cancela cem voos

Relacionados

Situação demora a voltar à normalidade. Aeroporto de Faro é o mais atingido devido às ligações com o Reino Unido

Cem voos foram cancelados nos aeroportos nacionais esta quarta-feira, até às 17:00 horas, devido à nuvem de cinza no espaço aéreo europeu, segundo informação da ANA - Aeroportos de Portugal, apesar da redução da intensidade das cinzas provenientes do vulcão.

Afinal houve voos cancelados em Portugal

PUB

«A maioria dos destinos e origens destes voos continuam a ser na Europa Central, Europa do Norte e Reino Unido e devem-se essencialmente ao reposicionamento dos voos das companhias afectadas», informou a empresa gestora dos aeroportos em comunicado.

O aeroporto de Faro foi o mais atingido, com 37 voos cancelados, já que a maioria das rotas deste aeroporto têm como origem ou destino o Reino Unido. No Porto foram cancelados 32 voos, dos quais 16 partidas e 16 chegadas, seguido do aeroporto de Lisboa em que se registaram 29 voos cancelados, 12 partidas e 17 chegadas.

Vulcão islandês perde 80% da intensidade

O aeroporto da Madeira, infra-estrutura gerida pela ANAM, cancelou 2 voos e em Ponta Delgada não foram cancelados quaisquer voos.

A nuvem de cinzas vulcânicas proveniente do vulcão islandês Eyjafjalla reduziu-se «significativamente», atingindo de momento «dois quilómetros junto à cratera», anunciou o Instituto de Meteorologia (IM).

Tendo em conta a situação, as previsões apontam, até às 07:00 de quinta-feira, para uma «significativa diminuição da extensão» da nuvem de cinzas vulcânicas.

Relativamente ao espaço aéreo português, as previsões apontam para um «afastamento» da nuvem de cinzas vulcânicas para Norte dos Açores durante o dia de hoje, «ainda que com uma ligeira intersecção com a Região de Informação de Voo de Santa Maria», refere o IM em nota divulgada esta tarde.

PUB

Relacionados

Últimas