Já fez LIKE no TVI Notícias?

Meia centena de tractores em marcha lenta

Protesto em Montemor-o-Velho terminou com a entrega de um caderno reivindicativo

Os agricultores continuam os protestos contra o aumento do preço dos combustíveis. Desta vez, a marcha lenta que ligou as localidades de Liceia e Montemor-o-Velho juntou cerca de meia centena de tractores, refere a Lusa.

A marcha decorreu sem incidentes e acompanhada em permanência por agentes da Brigada de Trânsito da GNR. O protesto durou cerca de duas horas e terminou na autarquia de Montemor-o-Velho, onde os contestatários entregaram um caderno reivindicativo.

PUB

«Os agricultores não suportam mais os aumentos sucessivos dos adubos, das rações e do gasóleo», discursou Isménio Oliveira, dirigente da CNA. Acrescentou que o subsídio ao gasóleo agrícola se situa nos 37 cêntimos por litro «desde há 15 anos».

Menos manifestantes porque há menos agricultores

«Há quatro ou cinco anos [noutro protesto realizado na região] estavam o dobro dos que hoje estão aqui. É sintomático, significa que cada vez menos gente trabalha a terra porque não há condições para sobreviver», declarou José Figueiredo, um dos agricultores em protesto.

Ao lado, Maria Filipe contestava a necessidade de licenciamento das instalações agrícolas: «Querem que façamos o licenciamento dos currais quando não temos dinheiro para sustentar os animais. Não tenho dinheiro para licenciamentos, qualquer dia temos dívidas que não podemos suportar».

No final do protesto os agricultores foram recebidos pelo autarca de Montemor-o-Velho, Luís Leal: «Recebi as reivindicações e vou enviá-las às entidades competentes».

PUB

Últimas