Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sementes portuguesas na nova Arca de Noé

Relacionados

Variedades de milho, leguminosas e frutas de Portugal vão ser preservadas no depósito mundial

Várias dezenas de sementes portuguesas, guardadas há décadas no Banco de Germoplasma de Braga, vão ser preservadas na «Arca de Noé Verde», o depósito de sementes mundiais inaugurado terça-feira na Noruega, informou esta sexta-feira o ministério da Agricultura.

A nova «Arca de Noé» (fotos)

PUB

«Há contactos para enviarmos essas sementes. Mas ainda estão a ser definidos os mecanismos administrativos científicos para ser feita essa entrega», afirmou à agência Lusa fonte do gabinete do ministro da Agricultura, Jaime Silva.

As negociações sobre como vai ser feito esse transporte ou a salvaguarda da devolução dessas sementes ainda está a ser definida.

Em causa estão várias sementes preservadas desde a década de 70 no Banco Português de Germoplasma, criado em 1977.

«Muitas dessas sementes, que estão no que se pode chamar um estado puro, foram reservadas por agricultores que mais tarde as cederam ao banco de germoplasma», adiantou aquela fonte.

O deputado do MPT Luís Carloto Marques, num requerimento enviado ao ministro da Agricultura, a que a Lusa teve acesso, fala no depósito de 650 sementes portuguesas no banco mundial inaugurado esta terça-feira na Noruega.

O Banco Português de Germoplasma contém todas as variedades de milho, leguminosas e frutas de Portugal, preservando o património genético nacional.

PUB

Relacionados

Últimas