Já fez LIKE no TVI Notícias?

Álcool: caixas de pagamento self-service facilitam venda ilegal a menores

Relacionados

Inspector-geral da ASAE diz que a compra nestas caixas é mais fácil do que numa «caixa normal»

O inspector-geral da Autoridade de Segurança Alimentar Económica (ASAE) admite que as caixas de pagamento self-service nas grandes superfícies comerciais facilitam a compra de álcool por menores de 16 anos, apesar de esta ser ilegal.

António Nunes referiu à Lusa que a compra de álcool nestas caixas é mais fácil do que numa «caixa normal». Isto porque há apenas uma pessoa a vigiar várias caixas e com outras preocupações, nomeadamente assegurar que todos os produtos sejam devidamente pagos.

PUB

Esta é apenas uma das várias dificuldades que a ASAE encontra diariamente na fiscalização do consumo de álcool por menores, sendo que só é responsável pela aquisição por menores de 16 anos.

«Estamos atentos ao fenómeno da venda de álcool a menores de 16 anos», garantiu António Nunes, que não esconde as dificuldades nesta matéria.

«É proibida a venda, não o consumo», explicou, sublinhando que a única coisa que os inspectores da ASAE podem fazer quando encontram menores de 16 anos a consumir álcool é comunicar o caso aos pais.

A ASAE considera que a maioria dos estabelecimentos tenta cumprir a lei, no que diz respeito à proibição da venda a menores de 16 anos.

António Nunes chama a atenção para um novo fenómeno, o do consumo de álcool por jovens antes de entrarem nas discotecas. «Bebem o que têm a beber antes da discoteca e lá bebem apenas o mínimo, ou água, pois já começam a ter sede de água», afirmou.

De acordo com o Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psico-activas na População Geral, entre 2001 e 2007 registou-se um aumento da prevalência dos consumos para todos os grupos etários. Apenas 20,7% dos portugueses entre os 15 e os 64 anos nunca beberam.

PUB

Relacionados

Últimas