Já fez LIKE no TVI Notícias?

Segurança Social encerra lar ilegal

Relacionados

Além da ilegalidade há suspeitas de exercer alegados maus tratos sobre os utentes

Um lar de idosos foi encerrado na quarta-feira pela Segurança Social na freguesia de Santana da Carnota, Alenquer, por estar em situação de ilegalidade e exercer alegados maus tratos sobre os utentes, informou esta quinta-feira este instituto, escreve a Lusa.

O encerramento compulsivo do lar ilegal foi decidido pela Segurança Social, após ter recebido uma denúncia, sustentada em fotografias, que «evidenciaram a degradação significativa do estabelecimento» desde a última inspecção realizada à instituição pelos serviços, revelou em nota de imprensa o Instituto de Segurança Social.

PUB

Na visita ao estabelecimento, a Segurança Social constatou tratar-se de um lar ilegal que «não assegurava as condições necessárias à resposta de lar», tendo decidido pelo encerramento imediato «uma vez que estava a ser posta em causa a integridade física e psicológica dos utentes».

O lar possuía 14 idosos, dos quais três foram levados pelos familiares, um reencaminhado para o Hospital de Vila Franca de Xira e os restantes dez transportados pelos bombeiros para locais de acolhimento indicados pela Segurança Social.

Este instituto adiantou que a proprietária do lar ilegal foi multada em 3.500 euros, por ser reincidente, e proibida de exercer a actividade.

O caso foi remetido para o Ministério Público para eventual abertura de processo-crime, tendo em conta os indícios de maus tratos sobre os idosos.

Na operação de encerramento compulsivo, os técnicos da Segurança Social foram auxiliados pelas forças policiais, protecção civil e Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que asseguraram a presença de psicólogos e de ambulâncias necessárias ao transporte dos idosos.

PUB

Relacionados

Últimas