Já fez LIKE no TVI Notícias?

Estranho mosquito ataca em Portugal

Relacionados

Sobretudo nas zonas ribeirinhas. Leia aqui como evitar ou tratar

Uma espécie desconhecida de mosquito está a atacar nas zonas ribeirinhas de Portugal, sobretudo em Lisboa.

A picada do estranho insecto provoca reacções alérgicas mais fortes do que o habitual, «originando uma zona avermelhada e um prurido mais intensos do que o normal», adiantou ao PortugalDiário, o coordenador da linha de Saúde Pública, enfermeiro Sérgio Gomes.

PUB

Há registo de várias pessoas picadas, sobretudo nas zonas ribeirinhas e, ao contrário do que é habitual, os mosquitos têm atacado mais durante o dia.

Sérgio Gomes deixa alguns conselhos para escapar a esta praga: «Evite passear em zonas ribeirinhas ou de águas paradas (charcos), especialmente durante o lusco-fusco, ao amanhecer e ao final da tarde, já que é nessa altura que os mosquitos mais atacam».

Deve cobrir a maior parte do corpo possível, evitando a exposição de braços e pernas e usar repelentes de mosquito.

Se mesmo assim for picado, então deve aplicar uma pedra de gelo no local atingido e usar as pomadas habituais nestas situações.

Se os efeitos persistirem deverá recorrer aos serviços de saúde.

Em caso de dúvida, ligue para a Linha de Saúde Pública: 808211311, entre as 8:00 e as 24:00.

Mosquito atraído pela chuva e calor

Várias amostras do estranho mosquito já foram recolhidas e enviadas para o Instituto Nacional Ricardo Jorge para análise, refere o coordenador da Linha de Saúde Pública, acrescentando que, por enquanto, ainda se desconhece sua origem.

PUB

Relacionados

Últimas