Já fez LIKE no TVI Notícias?

Má qualidade do ar dentro de casa pode causar doenças

Relacionados

Estudo da Sociedade Portuguesa de Alergologia mostra que mais de metade das casas portuguesas têm problemas no ar. Aveiro e Setúbal são os distritos piores

Mais de metade das casas portuguesas têm problemas no ar, que podem ter influência no sistema respiratório, avança um estudo da Sociedade Portuguesa de Alergologia, citada pela TSF.

Durante seis meses, técnicos fizeram medições dos níveis de dióxido e monóxido de carbono, assim como dos níveis de compostos orgânicos voláteis, em 600 casas.

PUB

«Cerca de 60 por cento das habitações tinham pelo menos um dos parâmetros acima dos limites normais e portanto isso poderá ter algumas consequências ao nível do aparelho respiratório», disse à TSF Carlos Nunes, da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica.

«Em cerca de um terço das habitações verificámos que havia níveis de humidade superior ao que seria desejável e também num terço das habitações foi verificado que havia mais sintomas e doenças respiratórias do que noutras», acrescentou.

Aveiro e Setúbal têm o ar pior

Segundo a TSF, o estudo abrangeu casas localizadas quer em zonas urbanas quer em zonas rurais, e mostra que Aveiro e Setúbal, são distritos onde a qualidade do ar nas habitações é má.

A investigação abrangeu apenas casas particulares, mas os responsáveis esperam que os resultados obtidos possam também ser úteis quando entrar em vigor a legislação sobre a qualidade do ar nos edifícios públicos.

A análise surgir a partir de outros estudos europeus, nos quais se concluiu que, em muitos casos, o ar que se respira dentro de casa é pior do que aquele que se respira na rua.

PUB

Relacionados

Últimas