Já fez LIKE no TVI Notícias?

Livro ensina a prevenir obesidade infantil

Relacionados

«Crescer para cima» dispõe de conselhos e 100 «receitas saudáveis»

A pediatra Carla Rego e a produtora editorial Maria Antónia Peças lançam quinta-feira no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, o livro «Crescer para Cima», que reúne conselhos para prevenir e combater a obesidade infantil, escreve a agência Lusa.

Carla Rego, responsável pela consulta de Obesidade Pediátrica na Unidade de Nutrição do Hospital S. João, Porto, disse à Lusa que «é difícil tratar» a obesidade, sobretudo em crianças e adolescentes, porque obriga, fundamentalmente, a mudanças de comportamento.

PUB

«A ideia é que o livro funcione como manual de informação e de tentativa de mudança de atitudes e comportamentos», disse a autora, explicando que a «linguagem simples» utilizada permite que a obra seja simultaneamente consultada por famílias e profissionais de saúde.

O livro inclui ainda uma «parte divertida», com mais de 100 «receitas saudáveis» para ter uma alimentação equilibrada.

«Tem havido um aumento muito grande da obesidade pediátrica, que se declara em crianças cada vez mais pequenas, com um ou dois anos. É uma doença pandémica que se está a espalhar por todo o Mundo. A obesidade já ultrapassa largamente o problema da subnutrição a nível mundial», salientou Carla Rego.

A coordenadora do Grupo de Estudos da Obesidade Pediátrica da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade referiu que não há números seguros sobre a prevalência desta doença em Portugal, mas há indicadores claros sobre o aumento deste «problema de saúde pública».

Carla Rego defendeu uma intervenção precoce logo que sejam detectados níveis elevados de Índice de Massa Corporal (IMC) nas consultas de rotina feitas nos centros de saúde, para que o tratamento possa ser rápido e eficaz.

PUB

«Há um desequilíbrio entre o que as crianças comem e o que gastam. Cada célula gorda que nasce na fase de crescimento nunca mais morre», frisou, notando que o tratamento da obesidade tem taxas de sucesso mais baixas a partir dos 11 anos, idade em que é mais difícil mudar hábitos alimentares e de exercício físico.

Para Carla Rego, que é mestre em Medicina Desportiva, a obesidade infantil deve ser tratada em consultas multidisciplinares, que englobem pediatras, nutricionistas, psicólogos e especialistas em comportamento e em exercício físico.

O livro «Crescer para Cima» foi escrito em co-autoria com Maria Antónia Peças, responsável pela editora Obras em Curso e coordenadora editorial da revista «Saúde à Mesa».

PUB

Relacionados

Últimas