Já fez LIKE no TVI Notícias?

Foz do Tua: «Os Verdes» temem pela navegabilidade no Douro

José Sócrates lança esta sexta-feira a primeira pedra da barragem de Foz do Tua

O Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) reiterou, esta quinta-feira, que a construção da barragem de Foz Tua põe em causa a navegabilidade turística no Douro, na véspera de o primeiro-ministro lançar a primeira pedra da hidroeléctrica.

José Sócrates assinalará o início formal da construção da barragem, sexta-feira, em Trás-os-Montes, e esta é uma das razões apontadas pelo PEV para recuperar a problemática dos impactos da obra e questionar o Governo sobre esta matéria. O partido divulgou, esta quinta-feira, que apresentou na Assembleia da República uma pergunta escrita dirigida ao Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

PUB

Com a iniciativa parlamentar, «Os Verdes» querem saber «que medidas foram tomadas pelo Ministério em relação aos impactes decorrentes da barragem de Foz Tua sobre a navegabilidade do Douro».

Perguntam ainda se «foi dada informação aos operadores turísticos sobre este problema» e, «caso a barragem venha a ser construída e sejam necessárias intervenções na navegabilidade do Douro, quem as vai custear».

O PEV alega que a denúncia sobre as consequências da barragem para a navegabilidade do Douro «é sustentada nos pareceres dados pelo Instituto Portuário dos Transportes Marítimos (IPTM), entidade responsável pela Via Navegável do Douro», na fase de estudos ambientais.

PUB

Últimas