Já fez LIKE no TVI Notícias?

Costa dá «caminhos» para lisboetas (vídeo)

Relacionados

Edil da autarquia esteve na baixa para dar alternativas de circulação, devido a obras na frente ribeirinha

O presidente da Câmara de Lisboa alertou os automobilistas, esta sexta-feira para os cortes de trânsito e alternativas de circulação, devido a obras na frente ribeirinha a partir de segunda-feira e durante quatro meses que admitiu serem «muito difíceis».

Numa acção de rua junto à Estação de Santa Apolónia, o autarca da capital informou os condutores e distribuiu um panfleto com os cortes e as alternativas de circulação à Avenida Ribeira das Naus, que encerra a partir de segunda-feira e durante quatro meses.

PUB

Veja o vídeo aqui

António Costa pretende assim «evitar uma situação caótica de trânsito», na baixa de Lisboa, quando o eixo entre o Campo das Cebolas e o Corpo Santo, incluindo o Terreiro do Paço, estiver a ser sujeito a obras que pretendem, entre outras medidas, «evitar inundações naquela zona».

O corte de trânsito deve-se a diversas obras a decorrer em simultâneo na zona do Terreiro do Paço, entre as quais a substituição de uma das principais condutas de abastecimento de água a Lisboa e a consolidação das fundações do Torreão Poente, que desde a sua construção já abateu 1,40 metros.

António Costa reconheceu que serão «quatro meses muito difíceis» para a cidade de Lisboa, mesmo com alternativas, mas recordou que depois de estarem concluídos os trabalhos, a Avenida Ribeira das Naus reabrirá ao trânsito automóvel em ambos os sentidos, ficando a Rua do Arsenal reservada para transportes públicos.

PUB

«É uma vergonha»

O presidente da autarquia lisboeta sublinhou o carácter «fundamental» da obra, considerando que «o escoamento de cem mil esgotos para o rio Tejo sem tratamento é uma vergonha».

Durante a campanha de sensibilização, António Costa vestiu um colecte reflector onde era possível ler «Desculpe o incómodo. O rio não pode esperar mais» e distribui panfletos aos condutores que paravam nos semáforos, em Santa Apolónia.

Os panfletos informativos distribuídos indicam seis percursos: Belém-Expo-Belém; Algés-Expo-Algés; Alcântara-Avenida Almirante Reis-Alcântara; Marquês de Pombal-Santos-Marquês de Pombal; Marquês de Pombal-Santa Apolónia-Marquês de Pombal; Belém-Saldanha-Expo-Belém.

Caminhos possíveis

Assim, para quem vai de Alcântara para a zona da Avenida Almirante Reis, a autarquia sugere duas alternativas à utilização da Ribeira das Naus: seguir o percurso Av.Ceuta/Av.Gulbenkian/Av.Berna/João XXI/Areeiro ou então seguir pela Av.24 Julho ou pelo viaduto da Av. Da Índia até à Infante Santo e depois seguir para Estrela/Rato/Alexandre Herculano/Conde Redondo/Jardim Bonifácio/Rua Jacinta Marto.

PUB

Neste percurso alternativo aparece uma das alterações de trânsito que a autarquia vai fazer para ajudar a escoar o tráfego: tanto a Avenida Duque de Loulé como a Conde Redondo passam a ter duas vias em cada sentido.

Para o percurso Belém/Saldanha/Expo, a autarquia sugere o caminho Av. Restelo/Av. Ilha da Madeira/Av. das Descobertas/A5/Túnel do Marquês/Marquês de Pombal e daí seguir para a Expo via Casal Ribeiro/Estefânia/Pascoal de Melo/Almirante Reis/Praça do Chile/Morais Soares/Paiva Couceiro/Mouzinho de Albuquerque/Infante D. Henrique.

Já de Algés para a Expo são sugeridos três percursos: CRIL/2ªCircular/Relógio/Marechal Gomes da Costa; Alcântara/Av.Ceuta/Av.Gulbenkian/Praça de Espanha/Campo Pequeno/João XXI/Olaias/Av.Marechal Spínola/Av.Marechal Gomes da Costa ou então seguir desde a Av.Gulbenkian pelo Eixo Norte-Sul/Av.Forças Armadas/Av.EUA/Av.Marechal Spínola/Av.Marechal Gomes da Costa.

Do Marquês de Pombal para Santos é sugerido o percurso Av.Liberdade/Alexandre Herculano/Rato/S.Bento/D.Carlos I e do Marquês para Santa Apolónia a sugestão é: Fontes Pereira de Melo/Saldanha/Casal Ribeiro/Estefânia/Pascoal de Melo/Almirante Reis/Praça do Chile/Morais Soares/Paiva couceiro/Mouzinho de Albuquerque.

PUB

Relacionados

Últimas