Já fez LIKE no TVI Notícias?

ASAE apreende 260 mil máscaras no valor de 342 mil euros

Máscaras tinham marcação CE sem estarem em conformidade ou não tinham instruções em português. Foram apreendidas a dois importadores antes de serem comercializadas

A Unidade Regional do Sul da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 260 mil máscaras a dois importadores, máscaras que iriam "ser disponibilizadas no circuito comercial, às cadeias de grande distribuição, assim como a unidades hospitalares públicas e privadas", informa a ASAE em comunicado.

As apreensões foram feitas em duas ações de fiscalização, "no seguimento de informação recebida pela Autoridade Tributária". 

PUB

Num dos importadores verificou-se a existência de máscaras KN 95, cuja rotulagem das instruções de segurança e utilização não se encontrava em língua portuguesa e outras apresentavam aposta a marcação CE, sem estarem acompanhadas da declaração UE de conformidade", revela o comunicado da ASAE, que acrescrenta que no mesmo operador económico foram detetadas máscaras sociais que iam ser comercializadas "sem qualquer documento que comprovasse a sua conformidade relativamente aos requisitos de segurança".

Como resultado da ação foram apreendidas 6 365 unidades de máscaras KN 95 e 130 000 máscaras “sociais”, no valor total de 272 000,00 Euros.

No segundo importador, a ASAE detetou que fora aplicada a marcação CE em máscaras KN95 "sem que estas tivessem sido sujeitas a uma avaliação de conformidade", tendo sido apreendidas 69 640 unidades de máscaras, no valor de 70 mil euros. 

Constatou-se, ainda, que tinham sido apostas 71 971 etiquetas com a marcação CE, seguidas do número da norma harmonizada e apurou-se ainda a existência de 600 etiquetas da mesma natureza destinadas a serem utilizadas com o mesmo fim".

PUB

No total, informa a ASAE, foram assim apreendidas 260 mil máscaras, num valor aproximado de 342 mil euros. A autoridade revela ainda que, desde o início da pandemia, já apreendeu cerca de 308 mil máscaras.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 372 mil mortos e infetou mais de 6,1 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,5 milhões de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.424 pessoas das 32.700 confirmadas como infetadas, e há 19.552 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PUB

Últimas