Já fez LIKE no TVI Notícias?

Desportos de resistência podem fazer mal ao coração

Um estudo da Universidade de Melbourne aponta para danos no ventrículo direito

É indiscutível o bem que o exercício faz ao organismo, prevenindo, por exemplo problemas cardiovasculares. Contudo, um estudo australiano concluiu que os benefícios do desporto têm limites. Os desportos de resistência extrema, como a maratona, o triatlo ou o ciclismo de montanha, podem fazer também muito mal.

Investigadores da Universidade de Melbourne adiantam que quem pratica este tipo de desportos corre maiores discos de sofrer danos no ventrículo direito. Os investigadores aconselham pois os atletas destemidos que se acham capazes de tudo a tomar cuidados especiais.

PUB

Os investigadores, cujo trabalho foi divulgado pelo «European Heart Journal», estudaram 40 desportistas de topo. Os que competiam mais insistentemente e durante mais tempo já apresentavam danos permanentes, como fibroses na musculatura cardíaca. Essa fibrose pode ser muito semelhante à encontrada em alguns casos de morte súbita de desportistas.

O mesmo estudo encontrou também anomalias no coração dos atletas imediatamente a seguir às competições. Anomalias essas que só desapareciam uma semana ou mais depois da competição.

PUB

Últimas