Já fez LIKE no TVI Notícias?

Porto: dentista vai à escola

Relacionados

Autocarro vai levar saúde oral às escolas do Grande Porto

Os conselhos sobre saúde oral vão chegar às escolas do Grande Porto de autocarro, nos termos de um protocolo assinado este sábado entre a Misericórdia do Porto e a Mundo a Sorrir - Associação de Médicos Dentistas Solidários Portugueses.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mundo a Sorrir, Miguel Pavão, disse que o autocarro está equipado com materiais diversos que, «de uma forma lúdica», vão incentivar as crianças a ter mais cuidado com os seus dentes.

PUB

Vídeos divertidos

«No autocarro, vamos ter mesmo meios para passar vídeos divertidos sobre a matéria», explicou, adiantando que estas acções serão dirigidas a alunos dos 4 aos 12 anos.

Os alunos com a saúde oral mais debilitada serão encaminhados para um Centro de Apoio à Saúde Oral, a criar também no âmbito do protocolo celebrado pela Misericórdia do Porto e a Mundo a Sorrir, com o apoio da Fundação EDP.

Utentes das instituições privadas de solidariedade social e dos Albergues Nocturnos, grávidas, toxicodependentes e portadores de HIV/sida são outros públicos-alvo do centro, explicou Miguel Pavão.

O responsável da Mundo a Sorrir defendeu um maior investimento na saúde oral que, «embora seja cara, é mais barata do que os estádios de futebol».

Programa de modernização

Também em declarações à Lusa, o vice-provedor da Misericórdia do Porto, António Tavares, enquadrou estes projectos no âmbito de um programa mais vasto de modernização do Centro Hospitalar Conde Ferreira, que foi criado há 125 anos.

PUB

Já na próxima terça-feira, o Centro Hospitalar vai lançar três novos projectos, incluindo uma unidade de cuidados continuados para portadores de doenças mentais.

No mesmo dia, o Centro Hospitalar vai tornar-se a base operacional e logística do Instituto Nacional de Emergência Médica e vai inaugurar uma unidade de hemodiálise.

De acordo com António Tavares, estas apostas «estão à altura» da Misericórdia do Porto, que disse ser «a maior organização não governamental portuguesa» para fins assistenciais.

PUB

Relacionados

Últimas