Já fez LIKE no TVI Notícias?

Morreu Girão Pereira

Foi eurodeputado pelo CDS-PP e presidente da Câmara de Aveiro

José Girão Pereira, antigo deputado e eurodeputado centrista e o primeiro presidente da Câmara de Aveiro eleito após o 25 de Abril, faleceu hoje em Aveiro. O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, determinou três dias de luto municipal e formulou um voto de pesar pelo falecimento de Girão Pereira (CDS), que presidiu ao município durante 18 anos. O atual presidente da autarquia destaca em Girão Pereira o «homem notável e bom, servidor de muitas causas públicas e dos seus concidadãos, que desenvolveu ao longo da sua vida um trabalho de cidadania ativa e solidária, num exercício exemplar de vida».

José Girão Pereira (CDS), antigo eurodeputado e primeiro presidente da Câmara de Aveiro eleito após o 25 de Abril, faleceu hoje em Aveiro, revelou à Lusa um amigo da família.

Natural de Vizela (1938), José Girão Pereira foi o primeiro presidente da Câmara Municipal de Aveiro eleito democraticamente e ganhou sucessivas eleições autárquicas pelo CDS de 1976 a 1994.

José Girão Pereira foi deputado pelo CDS à Assembleia da República na VI legislatura, de 1991 a 1995, e deputado no Parlamento Europeu, de 1994 a 1999.

PUB

Foi condecorado com a Ordem de Mérito pelo Presidente da República em fevereiro de 2010.

O presidente do CDS-PP, Paulo Portas, lembrou Girão Pereira como «um dos melhores presidentes de Câmara que o Portugal democrático elegeu» e «o fundador da Aveiro moderna, sustentável e solidária».

«Foi um dos melhores presidentes de Câmara que o Portugal democrático elegeu e reconheceu e foi, em grande medida, o fundador da Aveiro moderna, ordenada, sustentável e solidária», declarou Paulo Portas, numa declaração escrita enviada à Agência Lusa.

«A memória do senhor doutor Girão Pereira nos aveirenses é excelente. Autarca de uma probidade absoluta, deputado fiel à democracia-cristã, herdeiro e continuador da tolerância política em Aveiro, político extremamente próximo das pessoas e dos problemas. Não cedia à demagogia e realizou uma obra notável», afirmou Paulo Portas.

O líder centrista declarou que Girão Pereira «ajudou sempre o CDS e ainda mais nos momentos difíceis do partido».

PUB

«Não posso esquecer a apresentação e a amizade que devo ao doutor Girão Pereira no momento em que, optando pela política, me candidatei por Aveiro», recordou Paulo Portas, que tradicionalmente se candidata pelo círculo eleitoral de Aveiro.

«Girão Pereira [que foi o primeiro presidente da Câmara eleito, pelo CDS] fica para sempre ligado ao município de Aveiro, terra que adotou como sua e onde exerceu durante 18 anos as funções de presidente da Câmara Municipal num exercício marcante, positivo e gerador de solidariedade, crescimento e desenvolvimento», escreve Ribau Esteves no voto público de pesar.

«Em nome da Câmara Municipal de Aveiro escrevi e assino este voto de pesar, em honra à vida e à memória de José Girão Pereira, decretando os dias 23, 24 e 25 de abril de 2015 como dias de Luto Municipal»,anuncia Ribau Esteves, enviando condolências à família.

O corpo de Girão Pereira vai estar em câmara ardente no Salão dos Bombeiros Velhos de Aveiro (Rua Dr. Mário Sacramento), a partir das 10:00 de sexta-feira, dia 24 de abril, informou, entretanto, a Câmara de Vouzela, num comunicado.

O cortejo fúnebre está agendado para as 09:00 de sábado, dia 25 de abril, saindo das instalações dos Bombeiros Velhos de Aveiro para a Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, local onde ser realizará o funeral, pelas 10:30. O corpo vai a sepultar no cemitério de Cambra, em Vouzela.

PUB

Últimas