Já fez LIKE no TVI Notícias?

Marvel lança BD desenhada por artista português

Relacionados

João Lemos estreia-se como colaborador da editora norte-americana

O ilustrador português João Lemos estreia-se como colaborador da editora de banda desenhada norte-americana Marvel, assinando os desenhos do primeiro volume da série «Avengers Fairy Tales», que sai a 12 de Março nos Estados Unidos.

Esta série «cruza um conto de fadas com o elenco dos comics da Marvel», neste caso a história de Peter Pan com os super-heróis dos Avengers, disse João Lemos à agência Lusa.

PUB

Com argumento de C. B. Cebulski, editor da Marvel, o primeiro de quatro volumes de «Avengers Fairy Tales» tem desenhos e arte final de João Lemos e capa da artista francesa Claire Wendling.

Neste primeiro volume, que só estará à venda no mercado norte-americano, o Capitão América será o Peter Pan, a Wasp será a Sininho e Scarlet Witch encarnará Wendy nesta nova versão da história de J.M. Barrie.

Os super-heróis Thor, Iron Man, Hawkeye e Black Panther serão os Lost Boys da Terra-do-Nunca.

O vilão desta história só será conhecido em Março, já que João Lemos está impedido de revelar quem ocupa o lugar de Capitão Gancho.

Todos estes super-heróis redesenhados por João Lemos foram criados originalmente nos anos 1960.

«Versão bastarda do Peter Pan»

«Digamos que é uma versão bastarda do Peter Pan, em que alterámos um pouco a história para ficar mais ao jeito dos comics», explicou João Lemos, que se estreia, assim, numa das mais importantes editoras norte-americanas de banda desenhada.

PUB

Perante esta experiência de trabalhar para a Marvel, para o qual «pagam bastante bem», João Lemos disse ter sido «muito bem tratado apesar da carga de trabalhos» que a realização deste primeiro volume acarretou.

O convite para colaborar com a Marvel surgiu em 2005 quando João Lemos e três outros artistas portugueses - Ricardo Tércio, Nuno Alves e Ricardo Venâncio - conheceram um responsável da Marvel no festival de banda de desenhada de Angoulême, em França.

O trabalho deles chegou às mãos do editor e argumentista C. B. Cebulski e a partir daí os quatro têm estado a trabalhar em projectos tanto para a Marvel como para a Image, outra editora de banda desenhada, com os contactos a serem feitos sobretudo através da Internet.

«Avengers Fairy Tales»

João Lemos assinou apenas o primeiro volume de «Avengers Fairy Tales» e Nuno Alves está actualmente a trabalhar numa história desta série, embora sem data de edição.

«Avengers Fairy Tales» é a terceira série da Marvel que combina histórias populares e tradicionais com super-heróis norte-americanos, juntando-se a «X-Men Fairy Tales» e a «Spider-man Fairy Tales».

PUB

«Spider-man Fairy Tales»

O primeiro volume de «Spider-man Fairy Tales», que parte da história do capuchinho-vermelho, saiu em 2007 e tem desenhos de Ricardo Tércio e argumento de Cebulski.

Para já, João Lemos diz que não há qualquer perspectiva de edição em Portugal destas séries, ou pelo menos dos volumes em que os artistas portugueses participam, porque são editadas em formato de revista.

«Para edição na Europa ou em Portugal provavelmente teria de ser tudo compilado num volume», disse João Lemos, de 30 anos. Actualmente, para a editora Image, João Lemos está a trabalhar em «Shiki», enquanto Nuno Alves prepara «Holidaze», Ricardo Venâncio conclui «No Quarter» e Ricardo Tércio desenha «Xantara», todos elas obras de banda desenhada com argumentos de Cebulski.

PUB

Relacionados

Últimas