Já fez LIKE no TVI Notícias?

EUA: velejador português continua desaparecido

Relacionados

Autoridades procuram corpo num canal junto à costa atlântica dos Estados Unidos

As autoridades norte-americanas têm pouca esperança de recuperar o corpo do português desaparecido num canal junto à costa atlântica dos Estados Unidos, disse esta quinta-feira à Agência Lusa o sub-chefe da polícia de Currituck County, Carolina do Norte.

John Cláudio Martins, residente em Suffolk, no Estado de Carolina do Norte, desapareceu no no passado dia 6, enquanto velejava no Intercostal Waterway, rumo ao Estado de Virgínia.

PUB

Duas semanas de buscas

«Já se passaram quase duas semanas desde que se iniciaram as buscas e vamos seguir para a terceira. Por vezes não se consegue recuperar o corpo, já que se trata de uma vasta área de água», explicou o sub-chefe Sandy Casey, contactado telefonicamente a partir de Lisboa.

As operações de busca por via aérea e marítima vão continuar apesar da escassa esperança de encontrar o corpo de John Martins.

«Estamos a falar de uma área de busca de cerca de 673,4 km2, cuja água apresenta temperaturas quase geladas e está a chover. Não sabemos em que local o desaparecido caiu do veleiro, o que dificulta as nossas buscas», contou à Lusa.

«Sabemos que ele tencionava levar o veleiro para a Virgínia. Ele contactou com a mulher e combinou encontrar-se com ela para trabalhar no veleiro», informou o sub-chefe da Polícia Sandy Casey.

Na tarde em que John Martins desapareceu, o veleiro colidiu com outro que levava duas pessoas a bordo. Estes dois tripulantes afirmaram não ter visto ninguém no veleiro em que embateram.

PUB

Mais tarde, o veleiro do português foi descoberto num lodaçal pela Guarda Costeira norte-americana com o motor em funcionamento e com a carteira do desaparecido a bordo, contou Casey, adiantando que o contacto telefónico entre John Claudio Martins e a sua mulher terá acontecido entre 30 minutos ou uma hora antes da colisão.

Estado de hipotermia

«Apesar da experiência militar do desaparecido, que poderia ajudá-lo a chegar a terra, as baixas temperaturas da água e o vento frio rapidamente o terão deixado em estado de hipotermia», prosseguiu.

Sandy Casey declarou ainda à Lusa que a zona do canal onde desapareceu John Martins está rodeada por densa habitação, facilmente ao acesso do português se este tivesse conseguido chegar a terra.

O Intracostal Waterway, com 3 000 milhas (cerca de 4,8 quilómetros) de comprimento, possui uma parte natural e outra artificial, funcionando como passagem protegida para embarcações comerciais ou de lazer ao longo da costa atlântica dos Estados Unidos, desde Boston (Massachussets) a Key West, no sul da Florida.

PUB

Relacionados

Últimas