Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portimão: incêndio no hospital faz cancelar cirurgias

Administração diz que situação está «controlada» e os doentes transferidos da ala psiquiátrica já regressaram

Seis cirurgias foram canceladas devido ao incêndio no Hospital de Portimão que danificou a ventilação, mas a situação está «controlada» e os doentes transferidos da ala psiquiátrica já regressaram às suas instalações, revelou fonte da instituição.

«Neste momento a situação está controlada, o hospital está a funcionar em pleno, a ventilação dos blocos operatórios já está a funcionar, mas foram desprogramadas seis cirurgias (gerais, de ortopedia, entre outras) por falta dessa ventilação», explicou presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (CHBA).

PUB

Segundo Luís Batalau o sistema informático também foi atingido e os registos informáticos ou o receituário estão a ser feitos de forma manual, mas hoje à tarde «ficará a funcionar como antes».

«Os únicos doentes (oito) que tiveram de ser transferidos da ala de Psiquiatria para outras instalações dentro do próprio hospital estão de novo nas suas instalações», confirmou ainda o presidente do Conselho de Administração do CHBA.

Segundo Luís Batalau, o incêndio naquela unidade hospitalar deveu-se a uma «sobrecarga eléctrica», típica nesta altura de verão, que fez arder dois condensadores e os quadros acessórios incendiaram-se.

«Nesta altura do ano há muito calor e há uma maior sobrecarga maior à refrigeração do hospitalar», acrescentou.

O alerta do incêndio foi dado às autoridades pelas 20:37 e «por causa da acumulação de fumos na zona da ala psiquiátrica do hospital houve necessidade de a evacuar, por precaução».

PUB

Últimas