Já fez LIKE no TVI Notícias?

Terá burlado idosa em mais de 100 mil euros

Em Beja Ministério Público pede a condenação de antigo advogado

O Ministério Público pediu esta terça-feira, no Tribunal de Beja, a condenação de um antigo advogado, que terá burlado em 105 mil euros uma cliente idosa, por quatro crimes de usurpação de funções e um de burla qualificada, noticia a agência Lusa.

Na sessão desta terça-feira, a última do julgamento do antigo advogado Carlos Sousa, de 34 anos, que exercia na Comarca de Beja e foi expulso da Ordem dos Advogados em Dezembro de 2006, foram apresentadas as alegações finais e marcada a leitura do acórdão para as 17h do dia 18 deste mês.

PUB

De acordo com a acusação, o caso remonta a Março de 2004, quando uma idosa de 80 anos contratou os serviços de Carlos Sousa para a representar nas negociações com a sua enteada, com vista à partilha extrajudicial dos bens do falecido marido.

Três meses depois, em Junho, o arguido pediu à cliente 100 mil euros, quantia que referiu ser a acordada com a enteada, acrescidos de 5.000 euros para o pagamento de honorários e custas com o processo.

A idosa depositou então a quantia pedida na conta pessoal de Carlos Sousa, que se apropriou indevidamente do dinheiro e foi arrastando o processo, sem que a escritura de partilhas se concretizasse.

A cliente, desconfiada, contactou a advogada da enteada, que lhe disse que Carlos Sousa não tinha entregado qualquer quantia.

A desconfiança da idosa levou-a a apresentar queixa no Ministério Público, após a qual, Carlos Sousa, em Novembro de 2004, desvinculou-se da prestação de serviços, sem ter devolvido qualquer dinheiro ou documentação.

De acordo com a acusação, Carlos Sousa, licenciado em Direito, terá actuado como advogado no processo da cliente idosa e noutras três causas «sem estar habilitado».

PUB

Últimas