Já fez LIKE no TVI Notícias?

Caso Universo Espírito Santo: estes são os seis arguidos

Ricardo Salgado, Isabel Almeida, António Soares, José Castella, Cláudia Boal de Faria e Pedro Luís Costa compõem a lista da PGR

No âmbito do caso Universo Espírito Santo decorrem no Departamento Central de Investigação e Ação Penal cinco inquéritos autónomos e 73 inquéritos apensos a um deles, decorrentes de queixas dos lesados do BES e do GES. Ricardo Salgado é também arguido no caso Monte Branco, de fuga ao fisco e branqueamento de capitais, e foi neste caso que o ex-banqueiro pagou uma caução de 3 milhões de euros para permanecer em liberdade. Além disso, está também acusado num processo de contraordenação do Banco de Portugal, juntamente com mais 14 antigos responsáveis do BES.

São já conhecidos os nomes dos seis arguidos no caso Universo Espírito Santo.   Além de Ricardo Salgado, Isabel Almeida e António Soares, nomes que eram já do conhecimento público, a Procuradoria Geral da República revela agora que da lista constam também José Castella, o antigo controller financeiro do Grupo Espírito Santo, Cláudia Boal de Faria, que era responsável pelo departamento de gestão de poupança do BES, e ainda Pedro Luís Costa.   Isabel Almeida, antiga diretora financeira do BES, e António Soares, ex-administrador financeiro da seguradora BES Vida foram os primeiros arguidos deste caso, constituídos em novembro de 2014.   Ricardo Salgado, o ex-presidente do BES, foi constituído na semana passada, altura em que a medida de coação foi agravada, para prisão domiciliária, sem pulseira eletrónica, mas com vigilância policial. Salgado está ainda proibido de contactar com os outros arguidos do processo.  

De acordo com a Procuradoria-Geral da República, sobre os seis arguidos recaem "suspeitas da prática de crimes de falsificação, burla qualificada, abuso de confiança, fraude fiscal, falsificação informática, corrupção no setor privado e branqueamento de capitais".

PUB

Últimas