Já fez LIKE no TVI Notícias?

Quando ir a BUTE é andar de bicicleta (fotos)

Relacionados

Universidade do Minho disponibiliza veículos gratuitamente

«Quando era pequeno dizia-se que ir a butes era andar a pé, mas agora a Universidade do Minho conseguiu mudar a linguagem, porque andar de BUTE passa a significar utilizar a bicicleta». A frase do secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, serviu para lançar oficialmente o programa Bicicletas de Utilização Estudantil (BUTE) em Braga.

Universidade empresta duas mil bicicletas

PUB

Numa primeira fase são disponibilizadas a alunos, funcionários e docentes duzentas bicicletas, mas está previsto fazer crescer este número para duas mil unidades ainda durante este ano. Trata-se de um projecto inovador desenvolvido pela empresa IDEIA BIBA, que deverá ser aplicado em breve por outras universidades, como Lisboa e Porto. «Até 2010, o programa deverá ser aplicado noutras zonas do país e também no estrangeiro», disse ao PortugalDiário o CEO da empresa, José Nuno Amaro.

As BUTE são fabricadas com materiais reciclados e integram-se no universo «BICLAS ¿ Eco Mobilidade Urbana», da IDEIA BIBA, uma empresa de Aveiro que tem como responsável um ex-jogador de futebol. José Nuno Amaro chegou a representar alguns dos principais clubes nacionais, como Sp. Braga, Chaves e Beira Mar, mas, em 1996, viu-se obrigado a deixar o desporto. Tinha 26 anos e uma lesão grave, que quase o deixou paralisado. Poucos anos depois, é um empreendedor de sucesso.

Após esta primeira fase, que servirá de teste à capacidade de integração na vida da universidade, a intenção é distribuir mais mil e quinhentas bicicletas aos «caloiros». O projecto envolve, ainda, a instalação de cem estações para parqueamento com publicidade integrada e uma box-assistência, que fará a manutenção do equipamento.

PUB

A atribuição das bicicletas será gratuita e procurará responsabilizar quem a utiliza. A pessoa interessada poderá alugar a BUTE durante um período mínimo de um dia e o máximo de três anos. No final do prazo mais longo poderá devolvê-la ou comprá-la por 25 euros.

Estilo cruiser

Como a própria IDEIA BIBA, esta ideia é muito inspirada no projecto BUGA de Aveiro. No entanto, o design provém da Costa Oeste americana, onde é utilizado o modelo Cruiser. A BUTE terá um cesto para livros ou computadores, um suporte publicitário, guarda-lamas, protecção de corrente, fecho de segurança, velocidades e matrícula.

Considerando o que aconteceu em Aveiro, onde muita gente acabou por ficar com as BUGAs, não as devolvendo ao circuito, em Braga a pessoa que aluga a bicicleta será mais responsabilizada e acompanhada. Após a atribuição de uma licença será, posteriormente, contactada por SMS e e-mail para parquear a bicicleta. Existe, ainda, uma tabela de coimas para eventuais estragos.

PUB

Aproveitar o ar livre

Natural de Fafe, o secretário de Estado conhece bem o Minho e, por isso, aproveitou para lançar um apelo ao desporto ao ar livre. «Em Portugal preocupamo-nos muito em construir infra-estruturas e acabamos por não usufruir das excelentes condições climatéricas», referiu Laurentino Dias, enquanto José Nuno Amaro ia mais longe: «É preciso mudar mentalidades».

Para além de ser amiga do ambiente, a BUTE enquadra-se numa política governamental que visa incentivar os portugueses a fazerem mais exercício. A propósito, e ainda em parceria com a Universidade do Minho, foi também inaugurado nesta sexta-feira um campo de golfe em Guimarães, onde poderá haver espaço para a prática de um desporto normalmente exclusivo das elites, devido ao elevado custo de utilização dos campos.

Neste sentido, segundo Laurentino Dias, estão já a ser pensados mais campos de golfe públicos, primeiro no Estádio Nacional e depois em Macedo de Cavaleiros. «Em Portugal existem cerca de 350 mil praticantes de golfe, mas só 20 mil são portugueses. É preciso continuar a desenvolver parcerias para inverter esta situação», frisou.

PUB

Relacionados

Últimas