Já fez LIKE no TVI Notícias?

Dez famílias evacuadas devido a gás tóxico

Relacionados

Moram numa urbanização em Vale de S. Cosme, Vila Nova de Famalicão

[Artigo actualizado às 13:05]

Dez habitações foram evacuadas sábado à noite em Vale de S. Cosme, Vila Nova de Famalicão, devido à libertação de um gás que provocou problemas respiratórios e mesmo um desmaio, disse fonte dos Bombeiros Voluntários Famalicenses.

PUB

Duas pessoas, um civil e um bombeiro, foram levados para o Hospital e ficaram internados algumas horas. Entretanto, já tiveram alta.

O comandante João Castro Faria adiantou à Lusa que o incidente surgiu na sequência da utilização, no solo de uma estufa contígua à urbanização evacuada, de um químico de desinfestação.

«Por motivos ainda não apurados, o produto accionou uma reacção química que libertou um gás de cheiro muito intenso e insuportável, que provocou irritações de olhos, problemas respiratórios e mesmo um desmaio. Um bombeiro também se sentiu indisposto», descreveu à Lusa o comandante dos Famalicenses.

Apesar de nenhuma situação grave se ter registado, os bombeiros chamaram ao local a Protecção Civil, uma técnica da Câmara de Vila Nova de Famalicão e o delegado de saúde, que, depois de analisar os rótulos do produto depositado no solo, aconselhou a que não se bebesse água captada no local.

«Protocolámos com os habitantes que esta noite deveriam dormir noutro local e que hoje, ao longo do dia, fossem regressando, na convicção de que o gás se vai dissipando», disse João Castro Faria.

PUB

A urbanização evacuada na freguesia de Vale de S. Cosme é constituída por 16 habitações, mas nem todas estão ocupadas.

Ainda há cheiro

A qualidade do ar na urbanização de Vale de S.Cosme evacuada sábado devido à libertação de um gás que provocou problemas respiratórios vai ser verificada por uma viatura de controlo ambiental, confirmou à Lusa fonte dos Bombeiros Voluntários Famalicenses.

«Por uma questão de cautela, uma viatura de controlo ambiental foi chamada ao local onde o cheiro a gás já se dissipou em boa parte, como se esperava», indicou o comandante João Castro Faria.

Os residentes já voltaram para as suas casas e foi assegurada uma fonte alternativa de fornecimento de água à urbanização, disse o comandante dos Famalicenses, acrescentando que eventuais novas medidas só serão tomadas após esta avaliação dos técnicos ambientais.

PUB

Relacionados

Últimas