Já fez LIKE no TVI Notícias?

Governo satisfeito com resposta aos incêndios

Relacionados

Ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, diz que o dispositivo de combate a incêndios florestais tem “respondido adequadamente” à situação que se viveu nos últimos três dias

A ministra, que hoje de manhã presidiu a uma reunião na ANPC, adiantou que “a resposta [ que deflagraram no fim de semana] foi adequada face às condições adversas que se têm sentido”. A ministra salientou que o dispositivo montado foi preparado “tendo por base os anos mais difíceis” e tem “respondido positivamente a esta situação muito difícil”, não tendo sido pedida qualquer ajuda internacional e, caso seja necessária, será solicitada.

A ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, disse esta segunda-feira que o dispositivo de combate a incêndios florestais tem “respondido adequadamente” à situação que se viveu nos últimos três dias, tendo atuado com “o grau de exigência operacional pedido”.  

“A resposta dos bombeiros e de todos os agentes de proteção civil foi extremamente positiva e foi uma reposta à altura do investimento, preparação e formação feita ao longo de todo o ano”, disse Anabela Rodrigues, numa conferência de imprensa realizada na Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

PUB

aos incêndios

Segundo a governante, registaram-se 1.386 incêndios florestais em agosto, numa média de 173 por dia e, entre sexta-feira e domingo, ocorreu o maior número de fogos deste ano, num total de 901.

Na sexta-feira deflagraram 224 fogos, no sábado 295 e no domingo 382, sendo 54 por cento destes nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto.

A ministra realçou que “o crescimento da área ardida não tem correspondido proporcionalmente ao número de ignições”.

Para Anabela Rodrigues, “Portugal está a enfrentar condições meteorológicas muito severas e favoráveis aos incêndios florestais”, o que não acontecia há 15 anos.

Sobre um possível agravamento da situação e reforço de meios, a ministra referiu que “o dispositivo está preparado para responder à eventualidade que venham a ocorrer”.

Também na conferência de imprensa, o comandante operacional nacional, José Manuel Moura, afirmou que, ao longo desta semana, haverá um desagravamento das condições meteorológicas, permitindo o reposicionamento do dispositivo mobilizado no domingo, nomeadamente o reforço de mais de 25 grupos de combate a incêndios.

O comandante nacional disse que o helicóptero de combate a incêndios florestais que no sábado teve um acidente vai ser substituido na terça-feira, acrescentando que o grande objetivo do comando nacional é a segurança das forças envolvidas.

Na conferência de imprensa, a ministra destacou ainda os dados da GNR, que este ano já deteve 48 pessoas pelo crime de incêndio florestal, mais nove do que em igual período de 2014.

PUB

Relacionados

Últimas