Já fez LIKE no TVI Notícias?

Imigrantes estão a fugir de Portugal

Relacionados

Só em Janeiro cerca de 60 regressaram ao seu país de origem

Cerca de 60 imigrantes, a maioria brasileiros, regressaram em Janeiro aos seus países de origem ao abrigo do Programa de Apoio ao Retorno Voluntário, anunciou a responsável à Lusa.

Marta Bronzin, representante da Organização Mundial para as Migrações (OIM) em Portugal, que promove o programa de apoio co-financiado pelo Estado, indicou que dos 59 imigrantes que regressaram em Janeiro, 47 são brasileiros, quatro são-tomenses, quatro angolanos. Há ainda um cidadão de cada um dos seguintes países: Nepal, Bangladesh, Guiné-Conacri e Mali.

PUB

Actualmente o número de pessoas inscritas no programa é de 172, das quais 152 de nacionalidade brasileira.

Em Setembro do ano passado, a mesma responsável informava que o número imigrantes a pedir ajuda para sair de Portugal quadruplicou desde 2006.

Marta Bronzin salientava que o apoio é cada vez mais procurado pelos estrangeiros que estão numa situação de «desespero» em Portugal.

«Este programa é destinado a pessoas que não têm outros recursos. Em geral, quem recorre ao apoio está numa situação delicada e em desespero», disse.

Segundo dados da OIM, o número de pedidos passou dos 252, em 2006, para os 1011, no ano passado. Só nos seis primeiros meses de 2010 foram 891.

PUB

Relacionados

Últimas