Já fez LIKE no TVI Notícias?

Brinquedos perigosos na mira da UE

Relacionados

Foi apresentada proposta contra os que contenham químicos cancerígenos, tóxicos ou que provoquem mutações genéticas

A Comissão Europeia apresentou esta sexta-feira uma proposta legislativa para proibir a venda no mercado comum de brinquedos que contenham químicos cancerígenos, tóxicos ou que provoquem mutações genéticas, noticia a Lusa.

A proposta abrange ainda brinquedos que apresentem teores de metais como chumbo ou mercúrio acima do mínimo permitido e perfumes alergénios.

PUB

ASAE: 35 mil brinquedos apreendidos

Deco: brinquedos que colocam crianças em perigo

Os brinquedos associados a alimentos também serão proibidos, devido ao perigo de serem engolidos, segundo a proposta que ser aprovada pelos 27 e pelo Parlamento Europeu.

Os populares «Kinder-surpresa» não serão afectadas pela medida, uma vez que a criança não precisa de comer o ovo de chocolate para ter acesso brinquedo, bastando abri-lo.

O comissário europeu para a Indústria, Gunther Verheugen, apelou, em conferência de imprensa, à adopção de sanções criminais contra fabricantes e importadores que desrespeitam os padrões europeus de segurança nos brinquedos.

«Não seremos transigentes na saúde e segurança das nossas crianças», sublinhou o comissário.

O ano passado a emprega norte-americana Mattel teve que recolher mais de 21 milhões dos seus brinquedos, incluindo populares acessórios da boneca Barbie, em cujo fabrico, feito na China, foi utilizada tinta contendo chumbo.

PUB

Relacionados

Últimas