Já fez LIKE no TVI Notícias?

Temperaturas sobem até aos 35 graus

Relacionados

IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo para esta sexta-feira

Dez concelhos de quatro distritos do centro de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo informação do IPMA. Todas as regiões do país apresentam hoje risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV), bem como os arquipélagos dos Açores e da Madeira, segundo o IPMA.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta sexta-feira céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral a norte do Cabo Raso até ao meio da manhã.

O vento tende a soprar fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte nas terras altas e no litoral oeste, com rajadas da ordem de 65 km/h, em especial durante a tarde.

Quanto às temperaturas, as máximas vão oscilar entre os 23 graus Celsius previstos no Porto e em Viana do Castelo, as cidades mais frias hoje, contrastando com os 35 de máximas previstos para Évora e Beja, as cidades mais quentes.

Em Lisboa, vão variar entre 17 e 27 graus Celsius, em Bragança entre 12 e 30, em Viseu entre 11 e 28, em Coimbra 14 e 26, na Guarda 12 e 27, Portalegre entre 17 e 34, Évora entre 14 e 36, Beja entre 15 e 36, em Faro 22 e 33, em Santarém entre 16 e 28, no Funchal entre 22 e 26, em Ponta Delgada entre 18 e 24, em Angra do Heroísmo entre 19 e 24 e em Santa Cruz das Flores entre 20 e 25.  

PUB

Risco máximo de incêndio em dez concelhos

De acordo com o IPMA, Abrantes, Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei e Sertã (Castelo Branco)) estão em risco máximo de incêndio hoje.

Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, (Guarda), Sernancelhe, Vila Nova de Paiva e Moimenta da Beira (Viseu) encontram-se igualmente sob risco máximo de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Na quinta-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 175 incêndios que foram combatidos por 4.813 operacionais, com o apoio de 1.215 meios terrestres e 100 aéreos.  

Risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta

De acordo com o IPMA, Aveiro, Braga, Viseu, Vila Real, Viana do Castelo, Porto, Beja, Bragança, Coimbra, Évora, Faro, Castelo Branco, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, Funchal, Angra do Heroísmo e Horta (Açores) estão hoje com risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta.

Ponta Delgada, nos Açores, é a única região do país que se encontra com índice alto de exposição, contrastando com as restantes regiões do continente e ilhas.

Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

PUB

Relacionados

Últimas