Já fez LIKE no TVI Notícias?

Incêndio no Eurotúnel bloqueou camionistas portugueses

Passaram a noite em «pára-arranca» devido à interrupção da circulação

Actualizada às 12.05

As dificuldades continuam para centenas de camiões que tentam chegar ao porto de Dover (Inglaterra), com várias horas de filas de trânsito devido à interrupção da circulação no Eurotúnel, disse à Lusa um camionista português.

PUB

Eric Silva esteve «cerca de nove horas parado à espera de poder entrar no barco» que liga França a Inglaterra, afirmando que está a «maior confusão de trânsito, em ambas as margens».

«As autoridades inglesas não dizem nada do que se passa», os camionistas «esperam encostados à esquerda», tendo os autocarros de «turismo e viaturas ligeiras prioridade para apanharem o barco», explicou ainda Eric Silva.

«As filas estão de perder de vista. Nesta altura nem imagino os quilómetros de trânsito que estão», explicou o camionista de 26 anos, que mantém contacto via rádio com mais «cinco ou seis» colegas que estão nas mesmas condições.

O incêndio que deflagrou cerca das 15:00 (14:00 em Portugal) de quinta-feira no túnel que liga Inglaterra e França terá ocorrido num camião que transportava carga inflamável.

Túnel vai continuar encerrado

Com a suspensão da circulação no Eurotúnel, o trânsito de camiões entre Inglaterra e França está a ser feita por «ferry» pelo porto de Dover (para Calais, França), onde as filas se acumulam por dezenas de quilómetros e se encontram alguns camionistas portugueses.

PUB

Os motoristas que aguardavam junto à entrada do Eurotúnel receberam bilhetes para realizarem a travessia de «ferry» pelo porto de Dover.

O incêndio, que deflagrou a meio da tarde de quinta-feira, a 5 quilómetros da saída do túnel do lado de França, terá começado acidentalmente num camião propagando-se de seguida a outros dois camiões embarcados numa composição ferroviária.

Catorze pessoas ficaram ligeiramente intoxicadas ou feridas neste incêndio.

Pouco antes da meia-noite, fonte da prefeitura de Pas-de-Calais disse que incêndio tinha sido «circunscrito» mas continuava «activo».

Devido às inspecções em curso no túnel norte onde ocorreu o acidente, os comboios de turismo, de mercadorias e os Eurostar não circularão esta sexta-feira, indicou um porta-voz do Eurotúnel.

«É demasiado cedo para dizer quando é que o tráfego pode recomeçar», salientou o porta-voz.

PUB

Últimas