Já fez LIKE no TVI Notícias?

Homens pedem ajuda para lidar com cancro da mama

Relacionados

A campanha «Eles também choram» surgiu há um ano e já recebeu 1800 pedidos de ajuda

Todos os dias, 12 mulheres portuguesas descobrem ter cancro da mama. Por cada uma, há um filho, marido ou amigo que sofre. A campanha «Eles também choram» surgiu há um ano e já recebeu 1800 pedidos de ajuda, informa a Lusa.

«Há uma fase em que, entre a sensação de injustiça e de raiva, é impossível um homem não chorar... Obviamente, eu não fui excepção», conta à Lusa Eduardo Gomes, casado com uma mulher a quem foi diagnosticado um cancro da mama.

PUB

Na ânsia de as proteger, os homens guardam para si dúvidas, medos e angústias. Vivem em silêncio a iminência da morte. Hoje, dez anos após ter sido confrontado com a doença da mulher, Eduardo lembra como, sozinho, tentou encontrar as «palavras certas, sempre sem certezas».

A pensar neles, o Movimento Vencer e Viver, da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), lançou no ano passado a campanha «Eles também choram». Em apenas 12 meses, foram recebidos 1.800 e-mail pedindo ajuda, a maioria de companheiros (80 por cento), mas também de filhos, familiares e amigos.

Nas cartas por correio electrónico, querem saber como podem ajudar as mulheres, mas há também quem queira apenas desabafar. «A questão de fundo é sempre a mesma: e se ela me falta?», explica Ana Lúcia, psicóloga da LPLCC que acompanha alguns casos.

«Quando vamos ao hospital, olhamos para a pessoa que nos é querida e pensamos que, se calhar, da próxima vez que voltarmos ela já lá não vai estar. Sentimo-nos impotentes», lembra Raul Almeida, 58 anos, amigo de uma mulher que não resistiu à doença.

PUB

Relacionados

Últimas